Produção cultural da periferia será discutida nesta quinta no IFRN

A produção cultural da periferia é atração na roda de conversa intitulada “Batalha da Esperança: experiências de produção na periferia”, que acontecerá no dia 18 de outubro (quinta feira), no auditório do IFRN, Campus Cidade Alta, das 17h às 19h.

O evento é realizado por alunos de produção cultural, e consiste no diálogo com os organizadores da Batalha da Esperança – uma batalha de rimas que ocorre todas as quintas-feiras no bairro da Cidade da Esperança. Além da roda de conversa, haverá uma batalha com rimadores da cidade, participantes de outras batalhas como a da Cívica, a Batalha do Disco, Batalha do DED, dentre outras. O evento é gratuito e aberto ao público.

O evento tem como objetivo proporcionar maior visibilidade à Batalha da Esperança, a fim de compreender como ocorre a produção cultural na periferia. Nesse evento busca-se entender o papel do produtor cultural na organização dessas batalhas, chamando a atenção da comunidade para a importância da cultura de rua nas periferias da cidade.

Esse tipo de batalha se assemelha aos desafios dos cantadores e violeiros, nos quais eles se enfrentam através do canto e da rima. No entanto, ao invés de violas, as batalhas de rimas são realizadas com os rimadores, também chamados de MC’s (Mestres de Cerimônia), que fazem suas rimas ao som de faixas instrumentais, também chamadas de beats.

A batalha é uma forma de reverter um quadro de violência que aflige a periferia, por meio da culta Hop Hop. Segundo Kleiton Morais, “tanto a violência na periferia quanto o genocídio da população periférica são problemas aos quais os movimentos de rua estão sujeitos, e dentre as várias causas, o racismo e violência policial são fatores que influenciam nesses fenômenos”.

SERVIÇO

Roda de conversa “Batalha da Esperança: experiências de produção na periferia”.
Datas: 18 de outubro de 2018.
Horário: 17:00 às 19:00.
Local: Auditório do IFRN – Campus Cidade Alta/ Cal.
Entrada Franca.
Ass. Imprensa: Kleiton Morais (kleytontremere805@hotmail.com)
(84) 98797-4984.

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *