Prefeitura lança um inédito Mapa Cultural de Natal já disponível para cadastro

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

A Secult Natal/Funcarte saiu na frente e lançou o Mapa Cultural de Natal. E saiu não só à frente das demais capitais brasileiras, mas na minha frente também. Tinha essa ideia em mente há tempos. Procrastinei e a Prefeitura se mexeu para criar esse portal específico para todos os agentes culturais, artistas e produtores.

E eu pretendia cobrar valores módicos. Coisa de R$ 5 mensais por cadastro. Mas agora está aí, disponível, gratuito, desburocratizado e que com certeza vai facilitar a vida de toda a cadeira produtiva da cultura, da economia criativa e quem se interessar por ela.

O endereço é mapacultural.natal.rn.gov.br. A plataforma já está disponível para cadastro. Vale para todas as áreas: artistas, produtores, gestores, entidades culturais, grupos, Companhias e Coletivos. A capital potiguar está entre as pioneiras no lançamento da ferramenta.

O Mapa Cultural segue as orientações do Ministério da Cultura e diretrizes traçadas no Sistema Municipal de Cultura. Trata-se de uma ferramenta digital que visa mapear e promover a diversidade cultural brasileira. Ele reúne informações sobre eventos culturais, espaços culturais, agentes culturais e projetos artísticos.

Sua função principal é democratizar o acesso do público a eventos e espaços culturais, além de fornecer recursos virtuais para agentes culturais divulgarem seus trabalhos.

O Mapa Cultural também pode ser utilizado pela Prefeitura do Natal como ferramenta de gestão cultural, auxiliando na formulação de políticas públicas, consequentemente, na distribuição de recursos financeiros para o setor.

Segundo o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão: “A implementação do projeto aponta um mapeamento cultural próprio, numa plataforma que reúne informações sobre eventos, espaços e projetos culturais ligados à economia criativa, além de editais, chamadas e seleções públicas destinadas ao setor”.

Mapa Cultura de Natal

Aberto para cadastro

Acesse mapacultural.natal.rn.gov.br

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *