Projeto cultural voltado aos surdos abre inscrições nesta segunda

Redação5 de maio de 2019Agenda, Image

Com foco exclusivo na comunidade surda de Natal, Narrativas do Silêncio está de volta. E, neste ano, trazendo novidades. Além da tradicional oficina de fotografia, a quarta temporada do projeto promoverá uma oficina de teatro. As inscrições acontecem no período de 6 a 12/05, ou até o preenchimento das vagas. Todas as atividades serão traduzidas na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

A programação completa do evento contempla, ainda, uma apresentação da peça “Enquanto a Chuva Cai” com a Companhia Fluctissonante e uma exposição fotográfica. O grupo teatral curitibano é dedicado exclusivamente à pesquisa, produção e criação de espetáculos teatrais simultaneamente encenados em Libras e Língua Portuguesa, acessíveis para surdos e ouvintes de maneira integrada.

Já a exposição fotográfica que dá nome ao projeto (Narrativas do Silêncio) reunirá imagens produzidas pelos participantes da oficina que será ministrada nas dependências do IFRN-Cidade Alta, no período de 13 a 17/05. Com o tema “Ciência Divertida”, a atividade será conduzida pelo fotógrafo e designer José Aglio, com tradução simultânea em LIBRAS por Rogério Hakkinen.

Narrativas do Silêncio

Lançado em 2015, “Narrativas do Silêncio” visa ampliar a acessibilidade cultural de pessoas surdas na Região Metropolitana de Natal. Contando com os apoios da Cosern e do Governo do Estado do RN, viabilizados por intermédio da Lei “Câmara Cascudo” de Incentivo à Cultura, o projeto compreende acessibilidade cultural como uma importante conquista.

Acessibilidade cultural é um direito consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e está especificado na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada por unanimidade pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 2007, e ratificada pelo Brasil, em 2009.

Propiciar acessibilidade cultural implica reconhecer o direito das pessoas com deficiência de participar da vida cultural em base de igualdade com as demais pessoas. Tanto no que diz respeito à fruição de bens e serviços, quanto ao acesso a materiais e atividades que favoreçam o fazer artísticocultural.

SERVIÇO

O quê?
Abertura de inscrições para as oficinas de fotografia (13 a 17/05) e teatro (23 e 24/05)
Quando?
6 a 12 de maio de 2019, ou enquanto houver vaga. Não será feita inscrição por e-mail.
Onde?
Associação de Surdos de Natal – ASNAT (Largo Junqueira Aires, 536 – Cidade Alta / 3211-2414) / Centro SUVAG (Avenida Lima e Silva, 966 – Nazaré / 3605-0303) / Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento à Pessoa com Surdez – CAS/Natal Rotary (Rua dos Paiatis, 2004 – Quintas / 3232-2827) / Associação dos Surdos de Parnamirim – ASP (Rua Tenente Osório, 112 – Centro / 98103-3419)

CONTATOS
Fábia Fernandes (Produção): (84) 98103-3419 (fabiagfl@hotmail.com)
Christian Vasconcelos (Imprensa): (84) 99151.7907 (christian.vasconcelos@gmail.com)

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *