A poeta Regina Azevedo acaba de lançar seu quinto livro de poemas, “Carcaça”. A coletânea, publicada pela Munganga Edições, reúne poemas, documentos e fotografias do universo afetivo da autora, além de textos assinados por outras mulheres de sua família, em oficina conduzida por Regina em meio à pandemia. São elas: Coleta, Dirce, Izabel, Maria dos Anjos, Marluce, Sebastiana e Veracilda.

CARCAÇA - Regina Azevedo“Carcaça” foi publicado originalmente em 2015, em formato de fanzine, em homenagem à avó de Regina, que partiu no fim do mesmo ano. O livro é uma espécie de memorabilia na qual o leitor tem acesso, além dos poemas, a fotografias e outros documentos que passeiam pela trajetória de uma família oriunda “do interior do interior”, como escreve a autora. Essa família é apresentada liricamente sob a ótica de um “eu” que deixa transparecer seu percurso enquanto poeta e também pelas veredas da educação.

A relação da autora com a escrita é perpassada pela história de seus avós, dois analfabetos “cheios de palavras e poesia”. Na obra, Regina conta que, enquanto se alfabetizava, tentava ensinar também os seus avós a ler, escrever, desenhar e colorir.

Regina Azevedo

Regina Azevedo começou a escrever ainda muito nova, aos doze anos, e é autora de outros quatro livros de poemas: “Das vezes que morri em você” (2013, Jovens Escribas), “Por isso eu amo em azul intenso” (2015, Jovens Escribas), “Pirueta” (2017, selo doburro/Jovens Escribas) e o recém-lançado “Vermelho fogo” (2021, Offset Editora/independente).

A poeta integra diversas coletâneas de poemas, sendo a mais recente delas “As 29 poetas hoje”, organizada por Heloísa Buarque de Holanda e publicada pela editora Companhia das Letras.

Carcaça

O livro pode ser adquirido pelo valor de R$ 40 no site da autorawww.reginaazevedo.com.br.

Além da venda aos leitores interessados, será feita a doação de 130 exemplares para instituições do RN, em especial bibliotecas de escolas estaduais, como contrapartida à aprovação do projeto na Chamada Pública de Projetos Editoriais e Proposta de Aquisição de Livros da Fundação José Augusto/Governo do Estado do RN.


CRÉDITO DA FOTO: Luana Tayze

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *