Após longo período de imersão na biodiversidade do Parque das Dunas, o Programa Museal Jornada se aventurou por outros biomas e aparelhos culturais da cidade do Natal compartilhando suas metodologias e processos criativos. Entre os meses de julho de 2023 e junho de 2024 a equipe do Programa realizou processos de pesquisa, cartografia colaborativa, formação multidisciplinar e criação multilinguagem no estuário do rio Potengi. O resultado desse novo processo foi o projeto “Jornada no Potengi.”
No dia 31 de Agosto, em parceria com o IPHAN RN e o Festival Rua da Conceição, o Programa traz ao público alguns produtos criados pelo Projeto Jornada no Potengi: Pela manhã, a partir das 10h, na Rua da Conceição, será inaugurada a Exposição Itinerante Jornada no Potengi – uma galeria móvel, de 12 metros quadrados, composta por 20 telas com fotos e textos; No salão de entrada do IPHAN será exibida, durante todo o dia, uma mostra de obras audiovisuais produzidos durante a edição Jornada no Potengi; A partir das 18h, na fachada do prédio do IPHAN o público terá a oportunidade de assistir a projeção mapeada Jornada no Potengi; e partir das 19h iniciam as apresentações musicais de Ucria e Miguel Carcará .
O lançamento da exposição acontece no fim do mês de agosto, mês do patrimônio, uma ocasião especial dedicada à valorização e preservação dos bens culturais, onde o “Jornada no Potengi” convida todos a explorar e celebrar as riquezas culturais do Rio Potengi através de uma experiência imersiva e educativa.
A Exposição Itinerante Jornada no Potengi tem ainda uma segunda mostra agendada, no Complexo Rampa, no dia 27 de setembro, em parceria com a equipe do Kurta na Kombi no projeto Itinerância O Cinema é Rio.
Outra novidade do projeto foi a parceria com o MuMA (Museu da Memória Afetiva), que teve como objetivo coletar memórias afetivas de pessoas com o Rio Potengi e criar um acervo colaborativo virtual, no site do MuMA.
O projeto “Jornada no Potengi” é idealizado e produzido pelo Instituto Casadágua e conta com o patrocínio do Colégio CEI e SICOOB, através da Lei de Incentivo Municipal à Cultura Djalma Maranhão; e com o apoio da Fundação José Augusto, Complexo Rampa, IPHAN, Instituto Navegar e do Iate Clube.
Siga: @jornadanobosque