Insurgências Poéticas se despede com discussão atual sobre censuras e feminismo

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O sarau Insurgências Poéticas se despede de 2017 após ter balançado a cena cultural com edições temáticas marcantes, homenagens e um formato atrativo de diversidades artísticas reunidas num mesmo projeto e num mesmo local a preços em conta.

E para a última edição do ano, nesta quarta-feira, às 19h, o Bardallos será novamente a casa das apresentações. Vão ter por lá a poesia de Tania Lima, Daniel Valente e D’Freire; o ‘Conversa de Bar’ discutindo resistência feminina e feminista na arte, na arquitetura e no serviço social; e o jazz de Haley Petzel.

Em meio ao obscurantismo político que o país está imerso, onde semanalmente temos notícias que põem à prova nossos direitos humanos, a arte aparece como possibilidade insurgente para falar sobre política e direitos humanos. Acreditando nisso o sarau Insurgências Poéticas se une a outros artistas e pesquisadores para falar sobre temas que mesmo latentes, permanecem invisíveis a alguns olhares seletivos.

“Algumas dessas notícias pretendem difamar e censurar a força coletiva que a arte propõe, a arte é uma força política por excelência, e o Sarau junta sua voz a de outros artistas brasileiros para dizer não a toda e qualquer forma de censura na arte e na nossa diversidade de existência, de amor, de crença. É através da nossa arte é nosso grito de resistência”, comenta o poeta e ator Thiago Medeiros, um dos idealizadores do Insurgências.

Entre os temas já debatidos estão a cura gay; censura na arte; censura na religiosidade; diretos humanos para LGBTs. “Infelizmente, até agora os relatos não são dos mais esperançosos, mas acreditamos que falar sobre estes temas são urgentes neste momento de transformação que o país vem passando, no comando de um governo ilegítimo e que busca invisibilizar causas importantes para a existência das DiversidadeS no país” conta Thiago.

Debate sobre DiversidadeS

Para a conversa dessa semana o sarau convida três mulheres com diferentes áreas de resistência: Claudia Gazola – feminista integrante dos coletivos Leila Diniz e Articulação de Mulheres Brasileira; Maésia Mendes – mulher negra, nordestina e bailarina da cidade do Natal; e Vani Fragosa – Assistente Social locada na secretaria de saúde do município, militante dos movimentos sociais, mulher e boemia. Cada uma compartilhará casos, experiências e reflexões acerca da diversidade sobre suas resistências como mulheres em Natal.

A programação também inclui a poeta e professora Tânia Lima, que abordará questões da mulher negra, através da literatura. Na poesia, o poeta Daniel Valente e D’Freire recitarão poetas internacionais. No teatro, o espetáculo “Manifesto Femina” do Comboio de Teatro, com trecho deste novo trabalho que discute o papel objetificado da mulher na sociedade. Na dança, as amarras e as solturas e a liberdade do corpo da mulher é tema da performance da bailarina Rozeane Oliveira. E a parte musical da noite é composta por Felipe Nunes, Humberto Diógenes e Luiz Renato; além da diversidade linguística do jazz de Haley Peltz, acompanhada por Nino Costa.

SERVIÇO:

O que? Sarau Insurgências Poéticas – Última temporada DiversidadeS
Quando? Quarta feira 18 de outubro
Que horas? 19 às 23 horas
Onde? Bardallos Comida e Arte (Rua Gonçalves Ledo, 678 – Cidade Alta)
Entrada colaborativa $ 10 concorra a uma tatuagem do Estúdio Aladim Tattoo
Contato: Thiago Medeiros 986 270 893

P R O G R A M A Ç Ã O:

#Poesia:
Tania Lima lança seu livro “Berimbau de Lata”
Daniel Valente
D’Freire

#Dança
Rozeane Oliveira

#Teatro
Manifesto Femina – Comboio de Teatro
(Antonia Delgado, Kédma Silva e Tatiane Tenório)

#ArtesVisuais
Felipe Bezerra

#Música
Haley Peltz e Nino Costa
Felipe Nunes, Humberto Diógenes e Luiz Renato

#EconomiaCriativa
Poemas Pra Levar
Livros de poetas do RN
Aladim Artes e Artesanias
Arte e encanto velas
Bazar de livros e cds

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês