Dois filmes potiguares concorrem em festivais internacionais de cinema

O filme potiguar de curta-metragem EM TORNO DO SOL, premiado em alguns festivais brasileiros, chega agora às telas da Rússia, mais precisamente na programação do Echo BRICS Film Festival, evento que ocorre até sexta (30/11) no Kinoteatr Kosmos em Moscou.

O Echo BRICS Film Festival tem como preceito selecionar apenas filmes que tenham no currículo participações em festivais internacionais, quesito que o filme potiguar preencheu com a sua exibição já em uma dezena de festivais no exterior. Inglaterra, Índia, México, China, Nigéria, Peru e Portugal são alguns dos países onde o filme já foi exibido.

EM TORNO DO SOL

No filme, peculiarmente uma ficção científica em branco e preto filmada em Natal, o sol está com suas atividades mais intensas, o aumento das interferências solares dificulta a geração de energia elétrica e o uso de equipamentos eletrônicos é raridade. Neste contexto o Senhor X, protagonizado pelo ator/músico Adriano Azambuja, convivendo com as escolhas tortuosas dos seus antepassados, busca possibilidades.

[IN]SUSTENTÁVEL

Outro filme potiguar que estar adentrando o circuito de festivais no exterior é o curta-metragem [IN]SUSTENTÁVEL, exibido recentemente em Viena (Áustria) na Seleção Oficial do X Mittelamerikanischen Film Festival e que esta semana no Brasil participa do Circuito Penedo de Cinema (AL), Festival Audiovisual Comunicurtas (PB) e do FINC em Baía Formosa (RN).

O curta de gênero híbrido, uma mistura de ficção com documentário, finalizado em 2018, teve início em 2012 quando parte do calçadão da praia de Ponta Negra desabou. Em diálogo com imagens reais daquele período e utilizando como dispositivo uma narrativa de estética ficcional, uma nonsense equipe de TV investiga o acidente ambiental, onde parcela dos personagens, com certo teor lúdico, interpretam a sí mesmo.

[IN]SUSTENTÁVEL, premiado no festival Vercine (RJ), tem na tela a presença de Marcelus Bob, Kaiony Venâncio, Dênia Cruz, Pedro Queiroga, Paulo Araújo, Riccardo San Martini, Bob Crazy, entre outros.

MESMICE DE SUCESSO

Em comum os dois filmes possuem: os mesmos diretores (Júlio Castro e Seo Cruz); utilizam praticamente a mesma equipe técnica; foram realizados as próprias custas; e estão circulando por festivais brasileiros e internacionais pelas ações de distribuição da ÍCONE STUDIO/MUDERNAGE, empresa coordenada pela produtora Scilla Gabel, que comenta:

“Alguns anos atrás era bem mais árduo inserir filmes potiguares em festivais no exterior ou até mesmo no Brasil. Tínhamos que enviar os materiais pelo correio, o que encarecia em demasiado a inscrição, claro que mesmo com a facilidade das inscrições pela internet é preciso despender uma quantidade razoável de tempo para a tarefa, ler/traduzir regulamentos, avaliar para quais festivais o filme tem perfil, legendar ao menos em Inglês e espanhol… bem! está menos difícil”.

Ainda para 2018 os dois filmes possuem exibições confirmadas em São Paulo, no Festival Cine Matilha e na Mostra do Filme Desobediente.

EM TORNO DO SOL

Trailer:
Link privado para assistir o filme: https://youtu.be/Qkbejb2lJbU
Página https://www.facebook.com/emtornodosol/

[IN]SUSTENTÁVEL

Trailer: https://youtu.be/r9lYpgEJxlM
Link privado para assistir o filme: https://youtu.be/1QikAw6OEJk
Página https://www.facebook.com/insustentavelfilme/

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *