cânone em ré maior

Sinfônica do RN executa hoje uma das peças eruditas mais tocadas no mundo

Em tempos de readaptações, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), através do Projeto Movimento Sinfônico, reúne, remotamente, o maestro Linus Lerner e os músicos para a série Vídeo Homenagem, transmitido no canal oficial da OSRN, no YouTube.

Para o mês de abril, a orquestra prepara para o público uma versão especial da composição Cânone em Ré Maior, de Johann Pachelbel, e uma viagem virtual à arte barroca nas igrejas da Alemanha, terra natal do compositor. O lançamento pode ser conferido nesta quarta-feira (28), a partir das 20h.

Música barroca

A temporada 2021 segue dedicada ao mergulho na música barroca, em especial, pelo seu poder em cultivar nos ouvintes as mais profundas emoções e estimular a compaixão e a solidariedade tão necessárias para a vida.

“Nesta temporada, a nossa Orquestra está dedicada a acalentar os corações em luto e também a promover momentos de conexão com a essência humana: a vida”, comenta Tatiane Fernandes, diretora de produção do projeto, e acrescenta “A homenagem ao Esperançar e ao Recomeçar está no DNA da composição Cânone. Nós precisamos acolher e oferecer perspectiva e força às pessoas. Esse é o contexto do nosso vídeo”.

Cânone em Ré Maior

A peça Cânone em Ré Maior, escrita entre os séculos XVII e XVIII – período em que a Peste Bubônica levou a esposa e o filho de Pachelbel – é uma música barroca que se mantém viva até hoje; sua estrutura foi montada para três violinos e um baixo contínuo. Inicialmente lenta, vai se tornando frenética e ornada a medida que se desenvolve.

Gravada diversas vezes ao longo dos anos, está presente desde comerciais e filmes a cerimônias de casamento, permanecendo, assim, entre as músicas eruditas mais tocadas da atualidade.

Johann Pachelbel

O alemão Johann Pachelbel, estudioso dos estilos musicais da época, foi professor do irmão mais velho de Johan Sebastian Bach; escreveu tocadas, fantasias e fugas, contudo, foi o seu Cânone em Ré Maior que atravessou séculos e se mantém no repertório das orquestras do mundo.

Uma canon (kanon, em alemão) é uma peça de música que tem como forte característica a repetição. Primeiro um instrumento, a exemplo, o violino, apresenta uma parte da melodia, depois, uma série de tons, e o segundo instrumento repete a melodia, executando o mesmo tom, porém com atraso no tempo, a entender uma reverberação e tudo harmonicamente perfeito.

Vídeo Homenagem

A série Vídeo Homenagem do mês de março disponibilizou ao público o Adágio em Sol Menor, em referência aos 350 anos de Tomaso Albinoni, compositor barroco, de óperas e música instrumental.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2021 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal privado, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN e da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão.

O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais. Apoio G7 Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *