Filarmônica da UFRN promove concerto didático em escola nesta quarta

concerto didático

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Em tempos de desmantelamento de orquestras Brasil afora, a formação de plateia e incentivo à musicalização de crianças é um alento e uma necessidade. Apoiar iniciativas que buscam esse propósito é responsabilidade social, privada e pública.

E nesta quarta e quinta-feira (12 e 13), a Filarmônica da UFRN fará um concerto didático na Escola Estadual Clara Camarão, no bairro de Felipe Camarão, zona oeste de Natal. Com essa mesma ideia de colaborar com a construção educacional pela música.

Este concerto abre as atividades do projeto Conexão Felipe Camarão, que discutirá o tema “Imagens e afetos das infâncias: Do ancestral ao Digital”, como mote do Conexão Brasil 2019, evento patrocinado pela Cosern através da Lei Câmara Cascudo e apoio do Sesc.

“Vivenciar a música em qualquer idade, e especialmente na infância, é exercitar o sensível, otimizando o potencial humano, através da capacidade única da emoção. Ser sensível à música é estar sensível ao mundo, aos afetos, às pessoas. Coletivamente, possibilita maior percepção do outro, trabalhando a empatia, o respeito e a coletividade”, opina Vera Santana, coordenadora do Conexão Felipe Camarão.

Programação

O concerto da Filarmônica acontece na manhã de quarta-feira. Durante à tarde acontece uma Roda de Prosa sobre o tema deste ano, tendo o Orquestrim Conexão Felipe Camarão fazendo a abertura.

Na quinta-feira uma integração musical chamada Conectando Sons, com a participação do professor de música Fábio Presgrave (UFRN); UFRN Cellos, ONG Atitude Cooperação e o Orquestrim Conexão Felipe Camarão. Durante à tarde acontece o Cinescola SESC: Sessão de Curtas Infantis. E à noite, mais filmes, como Cinescola SESC: Sessão Identidades.

ENTREVISTA – ANDRÉ MUNIZ, MAESTRO DA FILARMÔNICA DA UFRN

Qual a experiência que vocês tiveram e quais impressões do primeiro concerto didático deste ano? (diz onde foi e a data, please)

O primeiro concerto didático desse ano ocorreu na Escola Ferreira Itajubá, no dia 3 de abril. Escolhemos essa escola porque lá ocorre um diferenciado projeto de formação de instrumentistas, que inclusive já permitiu o ingresso de vários jovens no Nosso Curso Técnico. Foi uma experiência MARAVILHOSA e muito impactante para todos os presentes.

Como se dá a dinâmica com os alunos? Quais suas curiosidades?

Apresentamos os instrumentos, nos movemos pelo sensorial dos alunos, inclusive adaptando o contato caso tenhamos algum aluno com necessidades especiais. Tudo sempre em uma linguagem direta, simples e lúdica.

Qual critério para selecionar o programa a ser apresentado?

Sempre partimos da questão da idade do público a ser atingido. Também temos uma preocupação que a atividade seja lúdica e estimulante. No concerto que faremos nessa próxima quarta-feira, na Escola Clara Camarão, teremos crianças do ensino fundamental 1, com faixa etária entre 7-12 anos. Pensamos: por que não colocar um solista dessa mesma idade? E convidamos o jovem Milo Qi, que executará o Concerto para Violino e Orquestra em La Menor de Vivaldi. Milo tem nove anos e certamente as crianças presentes verão que elas também podem fazer coisa parecida!

Por que a Filarmônica não aumenta o número dessas visitas às escolas?

A mobilidade de uma orquestra não é uma coisa fácil! Nós entendemos que fomentar o público jovem é atuar educacionalmente, dar sustentabilidade à nossa sala de concerto. Entendemos que os alunos são uma parte importante de nossa plateia regular e sempre tentamos atraí-los para o nosso auditório, por ter uma acústica mais interessante. O problema é que muitas escolas não conseguem o transporte para lá chegar e muitas vezes desistem de última hora. Então nessa nova fase da Filarmônica começamos a buscar apoio financeiro, via editais de cultura, para que essa atividade seja ainda mais incrementada. Em tudo dando certo teremos no segundo semestre minimamente quatro concertos didáticos.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana