Obras de Dorian Gray ficarão expostas por dois meses em Natal

O nome de Dorian Gray Caldas está, ao lado do de Newton Navarro, como um dos artistas que mais contribuíram para a modernização das artes plásticas no Rio Grande do Norte. Pintor e desenhista de níveis nacional e internacional, Dorian retratava com paixão as cores e a alma da cidade de Natal, traduzindo em suas pinceladas o orgulho de ser da terra potiguar. Dorian, que gostava de valorizar as coisas simples, como a vida no Canto do Mangue, o vai e vem do Beco da Quaresma, a rotina dos pescadores, as manifestações folclóricas, as cores do Rio Potengi e o entardecer em nossas praias, ganha uma exposição que já está aberta para visitação gratuita no Natal Shopping.

O Espaço Cultural Dorian Gray está montado no corredor principal do Piso L2, ao lado da Granado, e reúne trabalhos assinados por Dorian Gray que compõem os acervos da família, da Fundação José Augusto e de colecionadores da obra do artista, como Isaura Rosado. “Na mostra, será possível perceber os temas mais recorrentes no trabalho do meu pai, que são o figurativo, as marinas e os casarios. A homenagem do Natal Shopping nos emociona muito, pois reafirma o nome de Dorian Gray entre os grandes artistas potiguares, além de abrir o acesso de sua obra à população”, comenta Dione Caldas, filha do artista plástico. A exposição acontece durante os meses de julho e agosto e é aberta ao público todos os dias, das 14h às 20h.

DORIAN GRAY CALDAS

Nascido em Natal, em 16 de fevereiro de 1930, Dorian é considerado o mais completo artista potiguar, já que expressou sua arte em diversas plataformas artísticas, tais como escultura, cerâmica, tapeçaria, desenho, poesia e escritos. Dorian estreou na arte em 1950, junto com os grandes amigos Newton Navarro e Ivon Rodrigues, no 1º Salão de Arte Moderna de Natal. Seu primeiro livro foi lançado 11 anos depois, em 1961, intitulado “Instrumento de Sonho”. Ele faleceu em 23 de janeiro de 2017.

A exposição das obras de Dorian Gray faz parte da campanha do Dia dos Pais do Natal Shopping, que vai estampar duas obras assinadas pelo artista – Arena das Dunas e Cidade do Natal – em mini coolers que serão os brindes da ação.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *