Carmem Pradella atravessou fases na carreira que a levaram a um momento atual de realização musical. Após álbuns autorais lançados, uma década como cantora de uma das principais bandas de cover de Natal e uma trajetória consolidada de apresentações em eventos corporativos, a cantora e compositora celebra, em 2024, a plenitude profissional enquanto cantora de casamentos.
“Mantenho trabalhos paralelos de composição musical e cantora de eventos variados, mas minha maior realização atual é esse ofício de encantar momentos especiais de casais, na qual tenho me especializado. Amo fazer isso e esse ano completo 10 anos de muita história nesse segmento”, se orgulha.
Até chegar a essa fase da carreira, Carmem Pradella construiu todo um background musical. O início se deu ainda em 1997 com a banda Cronic Missing, com repertório calcado em canções autorais e covers de bandas undergrounds. Em uma apresentação no Teatro Sandoval Wanderley, o baterista da banda Boca de Sino e hoje renomado músico em Portugal, Rogério Pitomba, viu o talento da vocalista e em comum acordo com o líder da banda, Paulo Viana, convidou Carmem para aquela que se tornaria uma das bandas covers mais badaladas de Natal. “Foram 10 anos de parceria; uma verdadeira família e a minha grande escola musical”.
Em 2008 se lança em carreira solo e logo surgiu uma parceria com o violonista Levi Ribeiro e o início de uma trajetória no universo dos eventos corporativos. “A demanda foi se invertendo: mais convites para eventos em empresas e casamentos e menos apresentações públicas”.
Durante o período da pandemia, Carmem sentiu a necessidade de decidir ela própria os rumos da sua carreira e novamente se lança em carreira solo já com a ideia de lançar um novo trabalho autoral. “Desde adolescente gosto de compor. E na pandemia a introspecção aflorou e procurei Eduardo Taufic para lançar um novo álbum. “Esse foi um marco na minha carreira solo. A partir daí novas parcerias surgiram, passei a investir em divulgação e pude me expressar melhor nos aspectos de repertório, estética e identidade própria”.
E foi esse amadurecimento profissional que Carmem trouxe aos palcos dos casamentos que passou a realizar, sobretudo aos chamados “Destination weddings”, ou cerimônias realizadas fora da cidade natal dos noivos, geralmente em praias ou campos.
Carmem é professora de inglês há 22 anos, graduada em língua inglesa pela UFRN e com especialização na área pela UnP. Tem ainda o Celta, que é o certificado internacional de Cambridge. “O domínio na língua inglesa facilitou não só na execução de canções internacionais, mas na comunicação com casais e empresários estrangeiros”, ressalta.
E hoje, além de cantora, é também a própria manager: é quem promove a divulgação e negocia diretamente, com casais e empresários, os valores e formatos dos seus shows. “Faço uma espécie de assessoria junto aos casais. Regresso na história deles e sugiro a montagem do repertório a partir disso. É um trabalho bem completo e aprendo muito com isso. Cada casamento é uma história de vida, é um repertório diferente e na hora do show consigo conectar as canções a determinados momentos da história do casal. É muito gratificante”.
Carmem lançou recentemente a canção autoral intitulada “Casamento”. E no próximo dia 14 de setembro será lançada a música “Você e Eu” nas principais plataformas musicais, também com letra voltada ao amor e à união.
“São 10 anos nesse ofício de cantora de casamentos e não canso justamente porque a cada celebração conheço novas experiências. E a única coisa que vejo se repetir é que o amor está acima de cor, religião ou sexo. É a união, realmente, quem faz a força”.
————
Crédito da Foto: Lessandro Pinheiro