Tem artista espanhola e programa de residências no Bólide 1050 essa semana

Belén Cerezo

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Duas ações de lançamento marcam a inauguração do Programa de Residências do Bólide 1050. Dia 10 de dezembro, no Departamento de Artes, da UFRN (Deart/UFRN), às 18h, na sala D, com inscrições pelo Sigaa. Haverá uma breve fala da curadora Sânzia Pinheira, idealizadora do Bólide 1050 e apresentação da primeira artista a participar do programa com uma palestra sobre seu processo, a artista espanhola Belén Cerezo intitulada Vivendo o Dia – Processos criativos com Belén Cerezo.

Na sexta-feira, dia 14, acontece na Cervejaria Resistência, uma roda de diálogos na *Grelo Duro Cervejas Feministas* sobre Clarice Lispector com a participação do Coletivo Leia Mulheres e acontecerá o lançamento da cerveja artesanal Macabéia em homenagem a Clarice Lispector. Belén Cerezo e o Leia Mulheres abrirão a noite com uma roda de conversa e exibiremos o trabalho da artista espanhola. O evento é aberto, mas o micro é só para mulheres. Tragam seus textos favoritos da Clarice e compartilhem com a gente.

Sobre a artista:

Belén Cerezo é pesquisadora e educadora e seu trabalho explora o funcionamento das imagens evidenciando uma forma de “encontro afetivo” com elas que são desenvolvidas através de instalações audiovisuais, vídeos, fotografias, escritos e apresentações.

Doutora em Belas Artes pela Nottingham Trent University (2015), onde também atua como professora no Departamento de fotografia. Em 2018 realizou a exposição “Vivendo o dia” no Centro Cultural Montehermoso em Vitoria-Gasteiz, Espanha. Em 2016 foi artista residente na Fundación Bilbaoarte (Bilbao) e em 2015 desenvolveu o projeto ‘Rehearsing Memory, Belton 2015’, a pedido do The National Trust.

A artista desenvolve já há alguns anos uma investigação sobre a obra de Clarice Lispector. Realizando trabalhos que partem da obra da escritora. Uma tentativa de apresentar Clarice Lispector visualmente. Hèléne Cixous descreve a escritura de Lispector como “escritura com o corpo” que permite ao leitor “voltar-se ao humano”.

A partir desse pensamento explora o que seria “filmar com o cuerpo” e trata de levar estas ideias para as instalaciones audiovisuales inmersivas. La primera parte de esta investigación foi a a instalação “Viviendo el Día” para Montehermoso, Vitoria, Espanha.

Sobre o Bólide 1050

Com uma inovadora inserção no cenário artístico potiguar, o Bólide 1050 tornou-se em pouco tempo uma boa referência dentro do circuito de artes visuais da cidade. Em um ano de ações realizou 8 exposições, 6 rodas de diálogos, 3 ações artísticas, 7 ações de formação (cursos/oficinas/workshop), além de tutoria e leituras de portfólios. Em setembro desse ano o Bólide 1050 deixou o espaço físico do bairro do Tirol para se tornar uma proposta itinerante e colaborativa.

Realização:

Bólide1050
Grelo Duro Cervejas Feministas

Contatos:

Deart/UFRN
Av. Sen. Salgado Filho, 3000 – Lagoa Nova, Natal – RN, 59078-970

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês