Canção de músico seridoense é citada pelo poeta moçambicano Mia Couto

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Um dos maiores poetas da língua portuguesa, Mia Couto postou em sua fanpage, com mais de 465 mil seguidores, a belíssima canção Amanhecerá, do poemúsico Wescley Gama em parceria com a poetisa Iara Maria Carvalho, ambos currais novenses. A postagem já vai com mais de 50 compartilhamentos.

A música é um dos destaques do álbum Campos Grandes Reunidos, o terceiro lançado por Wescley, depois do “chuva estiagem água lampiões”, lançado em 2007 mais como um experimento poético, e do excelente Seridolendas. A canção é um dueto de vozes, entre o grave de Wescley e o contraponto agudo de Milena Carvalho, irmã de Iara.

Fico à vontade para elogiar a música porque o fiz já publicamente à época do lançamento do disco e para o próprio Wescley, quando lhe contei da predileção da minha filha de 3 anos pela música quando ia à escola. Convidado para colaborar com o Prêmio Hangar, até inclui essa música entre as cinco mais bonitas do ano passado.

Amanhecerá traz a essência do álbum Campos Grandes Reunidos, repleto de verdades universais emergidas de qualquer aldeia, perfeitamente captadas por qualquer alma minimamente sensível, apenas com o recheio das lembranças e vivências do compositor, filho da riqueza de secas e poesias, de uma Currais Novos de tradições de aboio e repentes; do Seridó de Felinto, de Bembem Dantas, do Casarão da Poesia; de um Seridó pulsante e parte desse processo maluco de evolução, da modernidade líquida de Zygmunt Bauman, citado na canção.

Vale salientar as influências de Clarice Lispector na composição da letra. A frase “Uma maçã no escuro” foi tirada de sua poesia, no livro ‘A maçã no escuro’: “A existência é como apalpar uma maçã no escuro – sentimos que é uma maçã, mas não podemos vê-la.” Clarice escreveu o livro ouvindo exaustivamente a Quarta Sinfonia de Brahms.

Segue o videoclipe, gravado pelo cineasta Buca Dantas.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

5 Comments

  • Maria Do Céu Medeiros

    Parabéns, Wescley e Iara, simplesmente linda!

  • Manoel Pedro de Medeiros Neto

    Minha filha também adora ouvir essa música quando a levo à escola. Parabéns ao povo do Seridó e parabéns pelo excelente texto.

  • Wescley Gama

    Evoé, Sérgio! Abraçaço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês