O Festival Livro Vivo, Cultura Viva (Flivivo 2021) terá seis dias intensos de programação cultural voltada à integração das artes musical, cênica, poética e literária. O destaque fica para a arte-mãe de outras tantas: a literatura e o valor simbólico do livro. Entre os dias 12 e 17 de abril o livro e a cultura potiguar estarão em evidência.
Uma semana inteira e 16 horas de atividade cultural transmitidas pelo youtube. As tradicionais tendas dos eventos literários serão transformadas em capítulos. E cada um deles receberá apresentações performáticas de vários artistas e literatos.
Apresentações de livros de poemas e livros ficcionais dos escritores José Acaci – Saga de Um Cantador; Maria Maria Gomes – Os Cântaros do Mundo; Aluísio Azevedo Júnior – Pedras de Amarração; João Andrade – Estilhaços; dentre outros.
E ainda memória da cultura potiguar, debates temáticos, recitações, espetáculos musicais e leituras dramáticas. Ênfase na integração de performances de poeta, ficcionista, cantador e ator. Tudo mediado pelo apresentador e idealizador do projeto, Aluísio Azevedo Junior.
Festival Livro Vivo, Cultura Viva – programação
ABERTURA
CAPÍTULO UM (segunda – 12)
Nos tempos das quintas literárias da Nobel
(Intervenções da UBE, SPVA, ESCRIBAS, CJA, Barros Café, Damião, e José de Castro.)
CAPÍTULO DOIS (terça – 13)
Memória da Feira Internacional do Livro de Havana
(Intervenções de Carlos Zens, Do Carmo, Olavo Queiroz, Marcos Cavalcanti, Damião Gomes, Zé Martins e João Andrade.)
CAPÍTULO TRÊS (quarta – 14)
Revivendo uma exposição de arte contra o bom, o belo e o verdadeiro. Discussão sobre o legado da Lei Aldir Blanc (Intervenções de Alfredo Neves, João Andrade, e Sérgio Vilar)
CAPÍTULO QUATRO (quinta – 15)
Quando poesia rima com melodia
(Intervenções de José Acaci, William Guedes, Wigder Vale e Mattheus Rocha.)
CAPÍTULO CINCO (sexta – 16)
Há um verso que se tece em fios de imaginação
(Intervenção de Maria Maria Gomes e João Andrade.)
CAPÍTULO SEIS (sábado – 17)
Lugar de fala no mundo de exclusão
(Intervenções de Rejane Souza, Tereza Custódio, Nadja Costa)
A artista Sol Saldanha realizará performances poéticas e narrativas. O ator Rosinaldo Luna, em apresentação especial, interpretará Pedras de Amarração. Encerramento.
Ao final do Festival, os conteúdos permanecerão disponíveis na página oficial do evento, reforçando seus propósitos de divulgação e distribuição da literatura e da arte, por período subsequente.
REALIZAÇÃO
O FLIVIVO 2021 é empreendido pela Unilivreira e tem o patrocínio da Lei Aldir Blanc, a partir de projeto contemplado no Edital 04/2020 publicado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto.
A Livraria Manimbu e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) apoiam o Projeto.
DIVULGAÇÃO
O Festival Literário “Livro Vivo, Cultura Viva” pressupõe a abertura de espaços midiáticos para literatos e artistas participantes, apresentando temas e pequenas amostras de suas performances.
Estas apresentações, a partir de interpretações, espetáculos, testemunhos e narrativas artísticas, transmitidas pelo Youtube, servirão de referência e convite aos admiradores da Literatura, da Música, do Teatro e da Poesia do Rio Grande do Norte.
A página web do Projeto complementará o processo de divulgação. Durante todo o decorrer das atividades programadas, interações com as redes sociais, em tempo real, permitirão acesso do público, especialmente de Clubes de Leitura das diversas regiões do Estado, de forma participativa.
Parceiro e apoiador do Projeto, o site da revista eletrônica PAPO CULTURA acompanhará as fases de sua realização, entrevistando os participantes, divulgando a sua programação e seus capítulos de execução.
1 Comment
O FLIVIVO 2021, sem nenhuma dúvida, já se apresenta garantindo o êxito que tanto merece alcançar com essa programação versátil que trará o encantamento para o público de cada dia!