festival-livro-vivo

Vem aí o Festival Livro Vivo, Cultura Viva; 6 dias de arte!

O Festival Livro Vivo, Cultura Viva (Flivivo 2021) terá seis dias intensos de programação cultural voltada à integração das artes musical, cênica, poética e literária. O destaque fica para a arte-mãe de outras tantas: a literatura e o valor simbólico do livro. Entre os dias 12 e 17 de abril o livro e a cultura potiguar estarão em evidência.

Uma semana inteira e 16 horas de atividade cultural transmitidas pelo youtube. As tradicionais tendas dos eventos literários serão transformadas em capítulos. E cada um deles receberá apresentações performáticas de vários artistas e literatos.

Apresentações de livros de poemas e livros ficcionais dos escritores José Acaci – Saga de Um Cantador; Maria Maria Gomes – Os Cântaros do Mundo; Aluísio Azevedo Júnior – Pedras de Amarração; João Andrade – Estilhaços; dentre outros.

E ainda memória da cultura potiguar, debates temáticos, recitações, espetáculos musicais e leituras dramáticas. Ênfase na integração de performances de poeta, ficcionista, cantador e ator. Tudo mediado pelo apresentador e idealizador do projeto, Aluísio Azevedo Junior.

Festival Livro Vivo, Cultura Viva – programação

ABERTURA

CAPÍTULO UM (segunda – 12)

Nos tempos das quintas literárias da Nobel

(Intervenções da UBE, SPVA, ESCRIBAS, CJA, Barros Café, Damião, e José de Castro.)

CAPÍTULO DOIS (terça – 13)

Memória da Feira Internacional do Livro de Havana

(Intervenções de Carlos Zens, Do Carmo, Olavo Queiroz, Marcos Cavalcanti, Damião Gomes, Zé Martins e João Andrade.)

CAPÍTULO TRÊS (quarta – 14)

Revivendo uma exposição de arte contra o bom, o belo e o verdadeiro. Discussão sobre o legado da Lei Aldir Blanc (Intervenções de Alfredo Neves, João Andrade, e Sérgio Vilar)

CAPÍTULO QUATRO (quinta – 15)

Quando poesia rima com melodia

(Intervenções de José Acaci, William Guedes, Wigder Vale e Mattheus Rocha.)

CAPÍTULO CINCO (sexta – 16)

Há um verso que se tece em fios de imaginação

(Intervenção de Maria Maria Gomes e João Andrade.)

CAPÍTULO SEIS (sábado – 17)

Lugar de fala no mundo de exclusão

(Intervenções de Rejane Souza, Tereza Custódio, Nadja Costa)

A artista Sol Saldanha realizará performances poéticas e narrativas. O ator Rosinaldo Luna, em apresentação especial, interpretará Pedras de Amarração. Encerramento.

Ao final do Festival, os conteúdos permanecerão disponíveis na página oficial do evento, reforçando seus propósitos de divulgação e distribuição da literatura e da arte, por período subsequente.

REALIZAÇÃO

O FLIVIVO 2021 é empreendido pela Unilivreira e tem o patrocínio da Lei Aldir Blanc, a partir de projeto contemplado no Edital 04/2020 publicado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto.

A Livraria Manimbu e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) apoiam o Projeto.

DIVULGAÇÃO

O Festival Literário “Livro Vivo, Cultura Viva” pressupõe a abertura de espaços midiáticos para literatos e artistas participantes, apresentando temas e pequenas amostras de suas performances.

Estas apresentações, a partir de interpretações, espetáculos, testemunhos e narrativas artísticas, transmitidas pelo Youtube, servirão de referência e convite aos admiradores da Literatura, da Música, do Teatro e da Poesia do Rio Grande do Norte.

A página web do Projeto complementará o processo de divulgação. Durante todo o decorrer das atividades programadas, interações com as redes sociais, em tempo real, permitirão acesso do público, especialmente de Clubes de Leitura das diversas regiões do Estado, de forma participativa.

Parceiro e apoiador do Projeto, o site da revista eletrônica PAPO CULTURA acompanhará as fases de sua realização, entrevistando os participantes, divulgando a sua programação e seus capítulos de execução.

COMMENTS

FRANCISCA M B LOPES

O FLIVIVO 2021, sem nenhuma dúvida, já se apresenta garantindo o êxito que tanto merece alcançar com essa programação versátil que trará o encantamento para o público de cada dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *