Valores da literatura potiguar (parte 1)

regina azevedo literatura potiguar

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

Alguns anos atrás, tentávamos acompanhar, através de leitura, o que se vinha produzindo de mais interessante na literatura produzida no Rio Grande do Norte. De uns tempos pra cá, tal atividade tornou-se quase impossível, devido a explosão de publicações, nos quatro cantos do Estado. Evidentemente que, mesmo não conseguindo privilegiar todos os lançamentos, ficamos alegres quando temos notícias de bons escritores surgindo na cena literária, poetas e ficcionistas, inclusive com alguns tendo reconhecimento na região Nordeste e até em todo país.

Os jornalistas Tácito Costa, Sérgio Villar, Osair Vasconcelos, Cefas Carvalho, dentre outros escritores, sempre estão, em suas redes sociais e bate-papos, dando dicas de leituras em relação à produção contemporânea. Antenados aos novos nomes que surgem, com um olhar especial para o interior do Estado, observam e destacam justamente tais valores.

Um bom exemplo recente, foi a aposta de Tácito Costa no livro de contos, da  escritora assuense Itamara Almeida, “Vizinhas…”. Publicado em 2021 pela Escribas Editora, o trabalho foi o vencedor do Troféu Cultura de 2022. Assú vem revelando bons nomes para nossa literatura nos últimos anos, com destaque, além de Itamara Almeida, para Tallison Ferreira e Bruno Magalhães, entre outros.

Só para citar a região do Seridó, dez anos atrás tínhamos ali uma nova geração se consolidando em nossas letras com nomes como os de Iara Maria Carvalho, Ana de Santana, Theo Alves, Mama Frei, Wescley Gama, Jeanne Araújo, estes dois últimos elogiados até por Mia Couto; atualmente já temos uma  geração, que se espelha em tal, dando continuidade a uma rica tradição literária, basta citarmos como exemplo, dois valores do Seridó que vêm ganhando amplo destaque; Bia Crispim  e Ilustralu, esta última, com reconhecimento internacional.

A seguir destacamos dez nomes, de diversas regiões do Estado, cuja trajetória acompanhamos e hoje são reconhecidos como importantes valores da literatura produzida em solo potiguar. Escritores que embora vivam aqui na terrinha, conseguem levar suas obras para outros lugares do imenso país em que vivemos, tudo isso de forma séria e independente:

1 – Regina Azevedo

Poeta das mais representativas da nova geração e publicou Das vezes que morri em você (2013), Por isso eu amo em azul intenso (2015), Pirueta (2017), Vermelho fogo (2021). Regina Azevedo também publicou alguns fanzines, como Carcaça (2021). A poeta integra diversas coletâneas de poemas, sendo a mais recente delas As 29 poetas hoje, organizada por Heloísa Buarque de Holanda, publicada pela editora Companhia das Letras.

2- Thiago Medeiros

Natalense do bairro do Alecrim, poeta , ator e produtor cultural, é um verdadeiro ativista literário, sempre participando e organizando evento poéticos e publicando zines.  Dentre os seus trabalhos destacam-se os livros de poemas,  Para Eu Parar de Me Doer (2016), Meio-Dia (2018),  Ardência (2020), Quanto mar cabe no sal da lágrima, (2022).

3 – Marina Rabelo

Radicada em Natal, poeta, formada em Engenharia Química pela UFRN, é autora de diversos trabalhos com destaque  para Livro de Sete Cabeças (2016), Das coisas que larguei na calçada (2016) e Stela e outros poemas de amor (2021) e participa da antologia organizada por Marize Castro, Por Cada Uma (2011).  Marina é atuante na cena literária natalense e publicou alguns zines , com destaque para o mais recente CRUA (2020).

4 – Eduardo Ezus

Poeta  e músico. Edita a revista virtual Tamarina Literária (instagram: @tamarina.literaria), publicando textos  de autores locais e de vários Estados brasileiros. Eduardo também escreve para portais e jornais como JOL-RN, Potiguar Notícias, Jornal de Fato. Com um livro de poemas e de contos inéditos  Eduardo Ezuz publicou em 2021 Terça Diminuta , livro que reúne 44 poemas de sua autoria.

5 – Adélia Danielli

Está entre as grandes revelações da poesia do Seridó. Escritora experiente, Adélia Danielli começou a escrever há muito tempo em blogs, até publicar junto com outras escritoras a antologia Por cada uma (2011). Seu primeiro livro individual,  Bruta veio em 2016 e recebeu diversos elogios. Adélia publicou ainda o zine Revoada (2015), e mais recentemente lançou Vertigo, numa espécie de alusão ao filme  de Hitchcock, Um corpo que cai, e tem várias outras referências cinematográficas.

6 – Géssyka Santos

Poeta e produtora cultural, coordena o projeto, ‘Um Poeta em Cada Esquina’, ao lado de outro bom poeta, Gonzaga Neto. Géssyka começou sua carreira divulgando jovens artistas locais com a página Filhos da Arte e já organizou e participou de diversos eventos pela cidade, como o Estados em Poesia, que trouxe poetas de todo o Brasil. Também importante ativista literária da atualidade,  Gessyka Santos publicou em 2019 o livro Autópsia, fruto de seu trabalho de muitos anos com os versos.

7 – Alice Carvalho

Grande revelação como atriz, também é escritora, dramaturga, roteirista, diretora e artista visual. Publicou três livros: Do Amor (2015), A Princesa Empoderou, (2018) e Inkubus,(2021),  este último adaptação de uma peça de mesmo nome escrita por ela . Alice Carvalho também escreveu, coproduziu e é protagonista da série SEPTO. SEPTO causou furor em seu lançamento e ganhou cinco prêmios no Rio Web Fest, festival internacional dedicado a premiar produções audiovisuais e novas mídias. Alice Carvalho também ganhou o prêmio de melhor atriz no Changing Face International Film Festival, na Austrália.

Dentre os principais trabalhos de Alice Carvalho estão a participação no elenco da série SEGUNDA CHAMADA (TV GLOBO/O2 FILMES) e MANU (SUBSTRATO FILMES). Também é protagonista da série CANGAÇO NOVO (AMAZON PRIME VIDEO/O2 FILMES); o  trabalho deve ser lançado  agora no primeiro trimestre.

8 – Luma Carvalho

Poeta, escritora e agitadora cultural, esta curraisnovense é mestre em literatura pela UFRN e também professora da rede estadual de ensino. Luma Carvalho coordena o grupo “Casarão de Poesia”, ao lado de outros colegas escritores, que desde 2006 realizam atividades artísticas e sociais na região do Seridó, em especial Currais Novos. Luma Carvalho  faz parte da geração que vem revolucionando a cena cultural na região. Ativista literária já foi elogiada publicamente por Tarcísio Gurgel. Luma publicou seu primeiro livro em 2004, Com Sabor de Sol e Lua, e também participou de diversas coletâneas literárias. Mais recentemente Luma Carvalho publicou um livro infanto-juvenil: Quem Conta um Conto Será que Fica Tonto.

9 – Aureliano

Escritor e ilustrador,  publicou em  2021 o livro A viagem do barco azul. Mossoroense, Aureliano atua também como jornalista e quadrinista. Ele escreveu e ilustrou o romance Madame Xanadu , publicado originalmente em 2015 e com uma segunda edição nacional publicada em 2021

10 – Leila Bezerra

Natural de Parnamirim, divide a paixão pela poesia com a dramaturgia, sendo graduada em teatro e mestra em artes cênicas pela UFRN. Participou do espetáculo “Aboiá”, do Arkhétypos Grupo de Teatro (Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, em 2012) e do espetáculo “Fogo de Monturo”, também do Arkhétypos, em parceria com a Unaluna – Pesquisa e Criação em Arte. Leila também é artista pesquisadora do grupo Arteiros na Dança, onde desenvolve seus projetos “Orixá Mar” e “Gira Coral”. O projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, a partir da Fundação José Augusto, do Governo do Estado do RN, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e Governo Federal. Leila Bezerra publicou em 2022 o livro de poemas Teu Lunário.

Ainda vale destacar vários outros nomes que têm surgido na cena literária, poesia e ficção, e vêm se afirmando nos últimos anos, como, por exemplo, Victor H. Azevedo, Ayrton Alves, Almira Dantas, Canniggia Carvalho, Sandra Werneck, Bruno Mariano, Renata Marques, Letícia Torres, Luma Virgínia, Sílvia Passos, Sarita, João Saraiva, Ana Paula Campos, Felipe Nunes, William Eloi.

Thiago Gonzaga

Thiago Gonzaga

Pesquisador da literatura potiguar e um amante dos livros.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *