Em 2018, a cineasta Tereza Duarte idealizou um curta-metragem documental baseado no livro ‘Valdetário Carneiro, a essência da bala’ (2013), escrito pelos jornalistas Rafael Barbosa e Paulo Nascimento. Ela convidou ambos para se juntarem ao projeto, interrompido pela pandemia.
Mas, após captar 70% do material e conhecer de perto a história desse mito do Oeste Potiguar, o trio resolveu prosseguir com o filme, agora em formato de longa-metragem, sob o título “Não queria ser o que fizeram de mim” e com realização do Caboré Audiovisual.
“Com pouco recurso e equipe enxuta, o desafio se tornou ainda maior, mas estamos seguindo na batalha. Cinema é sobre isso: desafios, contar histórias, sobre fazer arte e de como somos coletivos. Tenho certeza que vamos concluir essa obra porque temos um time forte e que acredita nessa história. Somos um coletivo de pessoas que deram as mãos para fazer o que ama: CINEMA!”, celebra Tereza Duarte
Este projeto foi aprovado no Edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019, realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto (FJA).
Valdetário Carneiro: A essência da bala
O livro é fruto da monografia elaborada por Rafael Barbosa e Paulo Nascimento para conclusão da gradação na UFRN. “Fizemos um protótipo para a apresentação na Universidade, e ampliamos o projeto para esta publicação”, explicou Paulo Nascimento.
A história de Valdetário Carneiro, o assaltante que espalhou o medo pelo sertão nordestino, percorre como vestígio de pólvora os quatro cantos do Rio Grande do Norte.
Valdetário morreu em 10 de dezembro de 2003, numa emboscada montada pela polícia no interior do estado. Dez anos depois, chegou às livrarias, através da Editora Tribo, a obra que conta a vida do bandoleiro.
“NÃO QUERIA SER O QUE FIZERAM DE MIM”
Realização: Caboré Audiovisual
Produzido por: Tereza Duarte
Produção Executiva: André Santos, Babi Baracho e Tereza Duarte
Argumento: Rafael Barbosa e Paulo Nascimento
Roteiro: Helio Ronyvon e Tereza Duarte
Direção: Tereza Duarte
Direção de Fotografia/ Câmera: Johann Jean
Direção de Produção/ AD / Câmera: Vitória Real
Produtor de set: Paula Maux
Operador de Áudio: Vamz Hoffman’s
Motorista: Kleber Lima
Montagem: Marília Albuquerque