Professora potiguar lança 3 livros inspirada em infância humilde

greice jerônimo

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

A autora Greice Jerônimo da Silva lançou seu terceiro livro autoral: “Natal vista do alto pelos irmãos Francisco e Francisca: A aventura continua,”.

Ela conta que só se tornou-se escritora em 2020, como consequência do isolamento causado pela covid. Mas desde criança escutava as histórias que seu tio e sua mãe vivenciaram e lhe despertaram esse gosto pela leitura: lembranças de uma infância sofrida, que sua mãe contava, relembrando as peripécias ao lado do irmão Francisco. Visto que, após a morte do patriarca ocasionada por um câncer, ambos tiveram que se sustentar sozinhos e aprenderam a pegar siri e caranguejo no rio Potengi, no bairro de Igapó na década de 70.

Um dos relatos mais chocantes que ouviu da mãe foi quando ela contou que na construção da ponte de Igapó em 1970, eles se aproximavam da cozinha, onde eram feitam as refeições dos operários e comiam o arroz que encontravam no chão, ao pé da porta da cozinha, “A fome falava mais alto”, dizia sua mãe.

Vinda de uma família de pais humildes e que não tiveram oportunidades, Greice sempre gostou de ler e nada a impediu de trilhar o caminho dos estudos, no qual, era sempre incentivada pelos pais.

E foi exercendo a sua profissão como professora de sala de aula, que começou a perceber a falta de literatura específica do Rio Grande do Norte e da cidade de Natal, voltada para as crianças, que as fizessem sentir representadas. Naquele dia, escreveu na orelha do livro que lia: “A biografia de Francisca: Eu escolhi amar”.  Nascia ali um projeto que só pôs em prática, após a pandemia.

A autora afirma: “É necessário fazer literatura em diferentes gêneros textuais, a respeito da nossa cidade e do nosso povo. Para que as gerações do hoje e do amanhã possam se identificar com as raízes e se tornarem protagonistas. E principalmente as crianças. Elas precisam sentir-se representadas em seus os costumes, cultura, tipos humanos, paisagens, frutas, linguagem da nossa gente. E nada melhor que um livro para deixar essas marcas registradas.”

E foi com esse pensamento e um pedido especial feito por sua musa inspiradora, sua mãe Francisca, que ela deu início ao exercício da escrita literária infantil. Tendo já escrito e publicado três livros infantis:

O primeiro, no final de 2020: “Os irmãos Francisco e Francisca”, com ilustrações da ponte de ferro de Igapó de 1970. No livro, os irmãos Francisco e Francisca se aventuram no estuário do Rio Potengi para aprender a pegar crustáceos (caranguejo, siri, entre outros).

O segundo, em 2021, é para o público adulto A biografia de Francisca: eu escolhi amar. Um livro biográfico sobre a sua mãe, através de uma obra que passeia pela história da Zona Norte de Natal, mas especificamente, pela do bairro de Igapó.

E recentemente, escreveu e lançou o seu terceiro livro “Natal vista do alto pelos irmãos Francisco e Francisca: A aventura continua”, fazendo referência à saga do primeiro livro “Os irmãos Francisco e Francisca. E a aventura continua neste livro, pois a menina Francisca irá munir de algumas sucatas encontradas no lixo para construir um brinquedo surpreendente: uma aeronave para sobrevoar a cidade de Natal.

Na trama eles são sugados por um portal mágico, uma espécie de túnel do tempo, e terminam chegando no dia 21 de dezembro de 1922, momento este que foi registrado o pouso do primeiro hidroavião, nas águas do rio Potengi no bairro da Ribeira. Só adquirindo o livro para saber o que acontece…

A autora Greice já está preparando o seu quarto livro – o terceiro da saga dos irmãos Francisco e Francisca, no qual vai homenagear a feira do Alecrim. Isso nos leva a pensar: O que será que vem por aí?

“Sinto orgulho de poder, através da minha mãe, escrever uma literatura, genuinamente, potiguar. Sou natalense e apaixonada por Natal, sou norteriograndense e papa-jerimum com muito orgulho, conclui a autora.

Greice Jerônimo

A autora Greice Jerônimo é formada em Pedagogia, Letras-Português, têm formações em Psicopedagogia e especialização em Literatura e Ensino pelo IFRN, mestranda do curso de Ciências da Educação, professora efetiva da rede pública e membro da Alamp – Associação literária e artística de mulheres potiguares.

Como adquirir o livro

Os livros estão disponíveis na livraria L Cultural no Partage Norte Shopping, nas lojas online: americanas.com, Editora Autografia ou no instagram da autora: @greicej.da.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês