ufersa

Ufersa lança primeira edição de sua revista cultural

Redação3 de julho de 2019Literatura, , Image

O Portal de Periódicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) ganha um novo suplemento com a publicação da primeira edição da Revista Informação em Cultura. De periodicidade semestral, a Revista tem por objetivo ser uma fonte democrática de acesso à informação cultural e um instrumento estratégico de capilarização do conhecimento entre o mundo científico e a sociedade.

Navegue pela Revista no Portal de Periódicos da Ufersa.

O volume de lançamento tem o editorial assinado pela professora Elisabete Stradiotto Siqueira (Ufersa), que apresenta uma parte indicativa das principais questões de interesse editorial da Revista. A partir do texto “Cultura na sociedade contemporânea”, percorre os desafios e complexidades dessa construção em rede na qual todos nós participamos. “Estamos sempre em algum lugar nesta cena, com os olhos conformados, questionadores, inquietos ou em busca de olhares de uma cultura mais solidária”, conclui a pesquisadora.

Na sequência, Célio Silva Meira (Universidade Católica do Salvador) e Celeste Dias Amorim (Faculdade Pitágoras) assinam o artigo “Conservação das culturas de matrizes africanas e afro-brasileiras no contexto do capitalismo verde” alinhando a discussão acerca das culturas afro-brasileiras com conceitos de capitalismo, desenvolvimento sustentável e economia verde.

Já o pesquisador Gláucio Barreto de Lima, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, discute a formação e desenvolvimento de coleções como atividade bibliotecária que transforma a biblioteca em dispositivo não apenas estético, mas principalmente ético, para incorporar questões de gênero e diversidade sexual.

O terceiro artigo é uma contribuição da pesquisa do bibliotecário Mário Gaudêncio (Ufersa), Izabel França de Lima (UFPB) e Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque (UFPB) ao investigar os indicadores informacionais em “Inclusão Social” no intervalo de uma década (2007-2017) indexados a partir da Base de Dados da Biblioteca Eletrônica Científica Online – Scielo.

Para fechar o eixo científico, o pesquisador Jonathas Luiz Carvalho Silva (UFCA) aborda a Lei 12.244/10, que versa sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, tecendo uma discussão sobre seus pressupostos, estabelecendo uma comparação com o Projeto de Lei 9484/2018, visando a proposição de estratégias que componham uma política pública para as bibliotecas das nossas escolas.

A última leitura do volume de lançamento da Revista Informação em Cultura da Ufersa é assinada pelo jornalista Higo Lima com o perfil do escritor cearense Mailson Furtado. Ele nos mostra os caminhos que levaram um autor independente a conseguir transformar sua visceral experiência de poesia em um dos livros mais aclamados do ano. “à cidade” rendeu o prêmio de Melhor Livro de Poesia e Livro do Ano na mais aclamada honraria do mercado editorial brasileiro: Prêmio Jabuti 2018.

Íntegra da entrevista no Portal Ufersa

Um dos diferenciais do periódico está também na ludicidade visual das páginas, cujo designer gráfico e concepção artística ficou à cargo da servidora Priscila Ricelle Aires Silva: “Cada artigo recebeu uma assinatura visual integrado com o projeto da Revista, que visa valorizar os signos presentes na temática de cada texto”. A coruja, símbolo do conhecimento e sabedoria, ilustra a imagem da capa a partir da fotografia cedida pela servidora Dalvanira Brito Rodrigues

A Revista

A Revista Informação em Cultura surge de um coletivo de profissionais interdisciplinares da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que integram o Grupo de Pesquisa em Cultura, Conhecimento e Inovação (CCI-UFERSA/CNPq), e ainda de um corpo editorial advindo de várias instituições de ensino, com o propósito de tratar das produções intelectuais inerentes às pluralidades culturais.

Cada edição está estruturada em três eixos temáticos, sendo: Eixo Científico, espaço reservado para os artigos, resenhas de obras acadêmicas e entrevistas; Eixo Extensionista (artístico/cultural) com relatos de experiências, incluindo diários de bordo/campo, resenhas de obras de literatura brasileira e estrangeira, entrevistas, textos literários como contos, crônicas, poesias, ensaios e charges; e o Eixo Técnico, destinado a relatórios manuais, guias e apostilas.

O periódico recebe de forma permanente submissões de trabalhos para publicação entorno das questões culturais. Podem submeter textos os discentes de graduação e de pós-graduação, professores (educação básica e ensino superior) e pesquisadores.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *