UBE/RN inaugura nova fase institucional e apresenta novos projetos

teresa custodio, presidente da UBE/RN

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

por José de Castro

A União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte (UBE/RN) publicou uma coletânea de prosa em comemoração ao seu aniversário de 60 anos, celebrados ano passado. Os textos contemplam os gêneros “contos e crônicas”. A coletânea reuniu um total de 60 autores, a maioria associados da instituição e alguns convidados especiais, principalmente de outras UBE’s do país. Além disso, a coletânea prestou homenagem a sete cronistas do RN, sendo cinco homens e duas mulheres: Berilo Wanderley, Dorian Gray Caldas, Luís Carlos Guimarães, Myriam Coeli, Newton Navarro, Palmyra Wanderley e Sanderson Negreiros.

A coletânea foi lançada no dia 01 de outubro de 2019, no mês que, convencionalmente, se celebra a criança e o livro, no Teatro de Cultura Popular da FJA, contando com a presença de autores, intelectuais, professores e mediadores de leitura.

A Comissão Editorial responsável pela obra, sob a presidência do organizador, contou com a participação da professora, escritora e poeta Gilvânia Machado, da escritora Jânia Souza, dos escritores e poetas José Ivam Pinheiro e Paulo Caldas Neto e também teve a colaboração da atual presidente da UBE/RN, a autora Tereza Custódio.

A obra teve uma tiragem de 800 exemplares. Cada um dos autores recebeu 10 livros referentes à sua cota de participação.

Coletânea representativa da literatura potiguar

A coletânea teve um texto de apresentação escrito pelo presidente da UBE/RN à época, o escritor Eduardo Gosson, o prefácio elaborado pelo professor doutor, escritor e crítico literário Humberto Hermenegildo, e o texto das orelhas pelo organizador da coletânea, o poeta e jornalista José de Castro.

A obra é bem representativa da literatura em prosa no âmbito do Rio Grande do Norte de hoje, reunindo autores de várias faixas de idade e de gênero, sendo a maioria dos textos advindos de mulheres.

A escolha dos gêneros “contos e crônicas” deveu-se a uma diretriz da instituição em alternar suas publicações entre “poesia e prosa”, uma vez que a edição anterior, editada no ano de 2015, foi inteiramente dedicada a poemas. Dessa forma, daqui a dois anos, já sob a direção da nova presidente da instituição, a escritora Tereza Custódio, a UBE/RN pretende publicar nova coletânea que, obedecendo à alternância, voltará a ser no gênero da poesia.

A União Brasileira de Escritores sente-se orgulhosa desta obra, que prestou homenagens a autores do quilate de um Newton Navarro, o qual também assina a capa do livro, com uma tela de sua autoria, gentilmente cedida pelos seus familiares.

Sábados literários

Em decorrência dessa boa aceitação da Coletânea, a UBE/RN conseguiu estabelecer uma boa parceria com a Livraria Manimbu, abrindo espaço para a apresentação da Coletânea, o que foi feito nesse ano de 2020 com uma fala de duas participantes da obra: a escritora Ana Cláudia Trigueiro e a cronista Andreia Braz.

Na sequência, foi aberta para a instituição a agenda do Sábado Literário, coordenado pelo escritor e livreiro Aluísio Azevedo Júnior (que também é um dos participantes da Coletânea), com um calendário de exposição sobre obras de associados da instituição.

Ampliação editorial e novos projetos da UBE/RN

A UBE/RN entende que não pode ficar apenas com edições de coletâneas a cada dois anos. E, assim, a partir da eleição de sua nova diretoria, está com planos de dinamização do seu selo editorial, Nave da Palavra, o que poderá ampliar o horizonte de publicações de livros de seus confrades e confreiras.

Nessa mesma linha, está sendo gestada a ideia de se editar uma Revista Cultural Eletrônica, com periodicidade semestral, que será um importante espaço de publicação permanente de textos, tanto em prosa quanto em poesia, além de resenhas, ensaios literários e agendas de lançamento de livros de associados.

Adoção da coletânea na rede de ensino

Além do mais, ainda nessa primeira quinzena de março, a diretoria da UBE/RN tem uma reunião marcada com professores de Língua Portuguesa do IFRN, com vistas a uma exposição sobre as possibilidades de adoção do livro em salas de aula daquele Instituto.

E também já está com alguns novos projetos de inserção da mesma obra junto a escolas das redes públicas e privadas da Educação Básica, inclusive com o estímulo à descoberta de novos talentos na área da escrita através da promoção de concursos literários para estudantes dessas redes.

Importante relembrar que a UBE conseguiu que o dia 8 de Setembro fosse instituído oficialmente como o Dia do Livro Infantojuvenil, no âmbito do município de Natal e para todo o Estado do Rio Grande do Norte, como uma homenagem à data de natalício da escritora Nati Cortez, uma das pioneiras da literatura infantil no Estado. Assim, programações especiais, principalmente junto a escolas já estão sendo pensadas, para que essa data seja comemorada em larga escala.

Nova fase

Tudo isso aponta para uma nova fase na vida da União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte que pretende completar 61 anos caminhando na direção de se firmar definitivamente como uma das instituições mais antigas na área da literatura com uma atuação efetiva em prol dos escritores do Estado.

Finalmente, a UBE/RN informa aos interessados em conhecer a coletânea Contos e Crônicas, que ela pode ser adquirida na Livraria Manimbu, rua Assu – 666 e na Cooperativa Cultural da UFRN – Natal/RN.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês