Novidade na música instrumental potiguar: trio Jucá lança compacto digital com músicas e vídeos no youtube

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Jucá é o nome do trio instrumental criado pelo contrabaixista Magno Alexandre em parceria com Pedro Fernandes na guitarra e Rafael Jackson na bateria. Essa semana o grupo lança material inédito nas plataformas digitais, sendo dois vídeos no youtube na quarta-feira(17/04) e um compacto digital na sexta-feira(19/04). Esses trabalhos apresentam em som e imagem duas composições autorais do grupo, as faixas ”9 3/4” e ”Outra Metade”. O lançamento é uma parceria entre os selos Tapete de Pavão e Rizomarte Records.

Sob a liderança do habilidoso baixista Magno Alexandre, músico natural de Macaíba que atua em diversos projetos no RN, a missão do Jucá é valorizar, promover e celebrar a rica tradição da música instrumental brasileira. Com influências que atravessam diversos gêneros, estilos e épocas, o grupo foi criado para dar vazão a músicas autorais e também releituras de obras renomadas. A recente junção de Magno, Rafael e Pedro já rende bons frutos para a música potiguar e a promessa é de mais novidades ao longo do ano.

Os vídeos que serão lançados no youtube dia 17/04 mostram o Jucá em ação no estúdio Tapete de Pavão, espaço coletivo de criação musical que fica no bairro Satélite, aos cuidados de Felipe Wander, responsável pela captação de áudio. Com imagens e edição de Rita Machado, os vídeos mergulham no entrosamento do trio e convidam a uma escuta atenta das músicas. Impossível não recordar de nomes como Azymuth e Milton Banana Trio, dois conjuntos que com suas fusões instrumentais reinventaram o jeito de tocar música brasileira.

O compacto digital que chega nas plataformas dia 19/04 é resultado da gravação ao vivo feita em estúdio pelo Jucá. A ideia é oferecer aos ouvintes um pequeno recorte do que vem por aí em 2024. O grupo se prepara para lançar um disco completo no segundo semestre e pretende levar para os palcos estes sons a partir de agora, com algumas apresentações que devem acontecer nos próximos meses. As duas músicas são um excelente cartão de visita para o universo sonoro e poético do Jucá, numa combinação de intensidade e minimalismo muito bem arquitetada pelo trio potiguar.

A capa do compacto ficou por conta da artista visual Nayrla Delmiro, responsável por elevar em imagem aquilo que o Jucá já carrega na cor do som: os fundamentos e a beleza da paisagem nordestina. Para Nayrla ”o pôr do sol do nordeste é um dos mais lindos, azul radiante, o laranja do sol quase vermelho que colore as nuvens no céu com seu tom alaranjado, todos os dias uma nova esperança e nova pintura aparece nos céus. O Jucá, com suas propriedades terapêuticas e que não tolera baixas temperaturas, dá nome ao trabalho, que assim como a mão vem colher bons frutos dessa maravilhosa experiência musical.”

Esse primeiro trabalho do Jucá foi viabilizado através da Lei Paulo Gustavo, em edital na cidade de Bom Jesus.

Ficha Técnica: 

Jucá: Magno Alexandre (Contrabaixo), Pedro Fernandes (Guitarra) e Rafael Jackson (Bateria)

Composição ”9 3/4”: Magno Alexandre e Pedro Fernandes

Composição ”Outra Metade”: Magno Alexandre

Captação e Edição (Vídeos e Fotos): Rita Machado

Identidade Visual: Nayrla Delmiro

Técnico de Gravação: Felipe Wander

Estúdio: Tapete de Pavão

Mixagem e Masterização: Iago Guimarães

Assessoria de Comunicação e Distribuição Digital: Rizomarte Records

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês