O marfim é um talismã da sorte, usado em amuletos e esculturas religiosas. A sua cor branca remete à pureza e à força moral, representa também longevidade, resistência, sabedoria e poder. De marfim são as presas do elefante antes de virarem artefato e o elefante é símbolo do Rio Grande do Norte pela semelhança da sua forma com o mapa do Estado. E Marfim é o novo disco do Talma e Gadelha.
ÁLBUM MARFIM
Este quarto álbum veio num momento em que a banda estava renascendo e se recriando quase 8 anos após o lançamento do seu primeiro disco. Marfim é o resultado de muitas conversas em torno de uma mesa redonda com café, risadas e reflexões. Os temas, as ideias, os personagens e principalmente as emoções vieram do cotidiano de cada um da banda.
O Talma e Gadelha tinha uma necessidade urgente em falar sobre essas histórias, sobre as suas vivências, os seus amigos, as suas expectativas e suas desilusões. Se antes era preciso Matar o Amor, agora o amor evoluiu e se tornou Três. Se em discos anteriores a banda dizia com sutileza que Se Fosse Feio o amor de que adiantaria viver? Nesse, ela exige que Parem de Nos Matar. E a história de amor que antes era entre o Roqueiro e a Hippie, agora é entre o Vaqueiro e a Drag.
INCUBADORA DOSOL
Banda residente do projeto Incubadora DoSol, onde tudo começou, o Talma e Gadelha preparou 9 canções gravadas no Estúdio DoSol. A produção musical foi conjunta entre os 5 músicos – Simona Talma (voz), Luiz Gadelha (voz e guitarra), Thiago Andrade (guitarra), Ana Morena (Baixo) e Yves Fernandes (Bateria) – e deu muito certo. A cumplicidade desenvolvida ao longo do processo fez a gravação fluir de forma delicada e objetiva.
Yves Fernandes além de tocar bateria e de ser o técnico de gravação no estúdio, também ficou responsável pela mixagem de Marfim. Além de Luiz e Simona, vários parceiros musicais foram convidados e dividem a autoria de algumas músicas: Luana Alves (Luaz), Luana Simplício (Uma Senhora Limonada), Filipe Marcus (Joseph Little Drop), Juão Nin (Andróide Sem Par), Eliza Cavalcante, Lucas Azevedo e Pipa Soares.
No primeiro semestre de 2018, a banda lançou uma lyric vídeo de “Trans”, seu primeiro single do disco. Agora, Marfim já está completo e disponível em todas as plataformas musicais.
No segundo semestre, o Talma e Gadelha já tem uma extensa agenda de lançamento do Marfim que inclui shows no Itaú Cultural (SP), Casa Natura (SP), Festival MADA (RN) e Festival DoSol (RN), já confirmados.