A proposta de criação da Fototeca Potiguar já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e nesta quinta (21) foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Agora irá para votação em plenário e, se aprovada, será sancionada pela governadora Fátima Bezerra.
Essa é uma reivindicação antiga do movimento da fotografia potiguar como passo fundamental de fortalecimento e construção coletiva do segmento. A iniciativa foi provocada pelo Coletivo daFOTO!.
O Projeto de Lei foi encaminhado pela deputada estadual Divaneide Basílio. A aprovação do PL é um primeiro passo, que deve ser seguido do debate do segmento para a construção de uma proposta de implantação desta iniciativa junto aos governos do estado e federal.
“A Fototeca é um marco na História e na Cultura do RN pois visa a preservação de um vasto e diversificado conjunto de imagens fotográficas que contam a história do nosso Estado, desde sua fundação até os dias atuais. Isso garantirá a integridade e a durabilidade do acervo, protegendo-o contra o risco de desaparecimento ao longo do tempo”, comenta Henrique Concentino, um dos coordenadoras do Coletivo daFOTO!.
Meysa Medeiros, também integrante do Coletivo, junto com o fotógrafo Vlademir Alexandre, frisa que a preservação da memória cultural e histórica de um estado é um dever essencial do poder público e uma garantia para as futuras gerações. “A história de um estado é enriquecida por suas vivências, tradições, mudanças sociais e tristeza ao longo do tempo. A fotografia, como meio de registro visual, tem desempenhado um papel fundamental na documentação dessas transformações”, enfatiza.
Hoje o patrimônio fotográfico do Estado do Rio Grande do Norte carece de um espaço apropriado para sua preservação, pesquisa e disseminação. E a Fototeca Potiguar será um espaço para a realização de exposições, palestras, workshops e atividades educativas que promovam o entendimento e a valorização da história potiguar, incentivando a participação ativa da comunidade e terá oportunidades para parcerias com instituições educacionais, culturais e científicas, tanto em âmbito estadual quanto nacional.
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