Cervejas e signos do zodíaco: qual estilo combina mais com seu mapa astral?

cerveja-signos-por leo-feltran

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Salve, cervejeiros astrológicos!

O texto de hoje vai ser mais uma descontração que algo sério e devotado ao tecnicismo. Direto, simples e divertido. Esses são os adjetivos que vão melhor descrever o conteúdo a ser apresentado adiante.

O intuito é descontrair!

A ideia central que embasou a escrita do texto em andamento foi um meme intitulado: “Os Cachaceiros do Zodíaco”, em que alguém, com uma foto do desenho animado “Cavaleiros do Zodíaco” (bem popular nos anos 90, quando era apresentado na saudosa Rede Manchete), dizia qual era seu signo e convocava mais 11 pessoas para juntos formarem os “Cachaceiros do Zodíaco”.

Algo bem engraçado para quem, como eu, na infância ficava hipnotizado acompanhando as aventuras de Seiya, Hyoga, Shiryu e Shun. Com base nesse meme, pensei em escrever associando cada signo do zodíaco a um estilo de cerveja artesanal.

Confira o seu signo e veja se procede a associação feita.

Eleve o cosmo do seu coração e abra uma cerveja para acompanhar a leitura!

Áries e a robustez da Russian Imperial Stout

Arianos são dinâmicos e diretos! Costumam ser um pouco individualistas e por vezes egoístas. São competitivos e um tanto quanto incisivos em seus posicionamentos. Não se cansam com facilidade, possuem muita disposição e são resolutos. Às vezes, teimosos e impulsivos, mas não merecem o apelido de “SatanÁries” (olha que brincadeira de mau gosto…).

O estilo cervejeiro que combina bastante com essas características é o das cervejas Russian Imperial Stout (RIS). Aliás, tem que ser daquelas RIS bem raiz, sem adjuntos ou firulas. Quando bem executadas, elas são diretas no ponto, sem rodeios, como todo bom ariano. Seu corpo alto e seu caráter bem torrado são sinônimos de sua resistência e perseverança diante de estilos mais fáceis de serem encarados e bebidos.

Uma pessoa de áries, bebericando solitariamente sua Russian Imperial Stout, na temperatura adequada, não quer guerra com ninguém (ou será que quer?).

Toda tradição de uma Weiss para um Taurino

As pessoas do signo de Touro são calmas e possuem um senso de segurança apurado. Outra característica fundamental dos taurinos é o apego à situação, aos bens materiais e às suas posses. Estabilidade e posicionamento estratégico são pontos singulares para o seu sucesso pessoal.

Tradição e pouca mudança no curso do tempo são as duas características que melhor descrevem as cervejas Weiss. São cervejas de trigo muito tradicionais da escola alemã e se caracterizam por terem mudado muito pouco ao longo do tempo, exibindo sempre a segurança da casadinha: sabor de banana (esterificado) e de cravo (fenólico).

Um taurino pode passar a vida inteira apenas bebendo Weiss e será feliz por nunca ter mudado de estilo! Ein Prosit!

Gêmeos e a versatilidade da Catharina Sour

Os geminianos são conhecidos por sua extroversão e comunicabilidade. “Falam pelos cotovelos”, são expansivos e possuem uma vocação própria para manter um círculo social diverso e agitado. São noticiados também pela versatilidade e pela alta capacidade de adaptação às mais diversas situações. Com eles, toda hora é hora para uma cervejinha.

Um dos estilos cervejeiros contemporâneos mais versáteis e mais propícios à adaptações também é um dos mais recentes a ser reconhecido (como um estilo cervejeiro propriamente dito). Trata-se do orgulho nacional: a Catharina Sour. Um estilo leve e refrescante, com adição de trigo e de alguma fruta (de preferência, alguma fruta tropical e nacional).

Com baixos teores alcoólicos e alta carbonatação, os sabores frutados são seu ponto forte, além da alta adaptabilidade à qualquer ambiente social, tal qual um geminiano.

Cancerianos se emocionando com uma Tripel

Sensibilidade e emoção são as palavras chave para definir um canceriano. Sentimentalismo com um pouco de melancolia também é uma boa forma de descrever as pessoas desse signo zodiacal. Costumam fugir dos riscos e de coisas muito mirabolantes.

Nada mais adequado para rememorar as boas coisas do passado para um canceriano que degustar uma Tripel, legitimamente belga. Suas tonalidades condimentadas casam muito bem com seu final seco e forte. Notas cítricas combinam com seus elementos maltados, dando uma boa drinkability ao estilo, sempre apegado à tradição belga.

Nada mais “emocionante” para quem é do signo de Câncer.

A “vaidade” de uma Wheatwine para um Leonino

Agora, vou ter que advogar em causa própria, já que estou falando na primeira pessoa para escolher esse estilo para o signo ao qual o natalício me associa. Leoninos costumam ser o centro das atenções, são naturalmente destacáveis, mas, por vezes, podem passar uma (falsa) impressão de autoritarismo, prepotência ou “explosividade”.

Para combinar com um signo tão “vaidoso”, nada mais pomposo que uma cerveja do estilo Wheatwine! Uma cerveja rica, complexa, maltada, tonalidades frutadas e bem elaboradas. Sua potência e sua complexidade casam perfeitamente com a personalidade dos que são do signo de Leão.

O estilo complementa a vaidade de um leonino perfeitamente, principalmente se for envelhecida em barris de destilados ou vinhos, um verdadeiro primor degustar uma Wheatwine Barrel Aged! Particularmente, são as minhas preferidas.

Uma Vienna Lager na medida para quem é do signo de Virgem

Virginianos são organizados, comedidos e bastante práticos. Não são nada afeitos à firulas ou outros contorcionismos. Utilidade e sensatez são os grandes atributos de quem é desse signo, gostam de coisas simples, mas bem concatenadas em sua estrutura.

A Vienna Lager é uma cerveja avermelhada (Amber) de fermentação a baixas temperaturas (levedura Lager), com intensidade mediana e notas de malte limpas e de fácil assimilação.

Com suas notas de pão e leve tostado, aliada ao seu perfil limpo, a Vienna Lager é um estilo elegante e sóbrio, como todo virginiano que se preze.

Equilibrando malte e lúpulo para os Librianos

Sobriedade, comedimento e senso de equilíbrio; essas são as marcas de um bom libriano. Ser o fiel da balança é o seu ímpeto mais primordial. Racionalizar os dois lados da balança é o seu talento para solucionar as dúvidas ou as indecisões.

Já que equilíbrio é a palavra-chave, nada mais adequado para quem é de Libra apreciar uma American Blonde Ale. Estilo de fácil aceitação, ela é uma Pale Ale que condensa bem aromas maltados e lupulados.

Ela é equilibrada e limpa, sem notas agressivas ao paladar, um estilo balanceado para os librianos apreciarem.

A reinvenção da Gose para quem é de Escorpião

Quem é de Escorpião tem sempre a intuição aflorada, consegue ver nas entrelinhas aquilo que sequer foi dito. Além disso, são mestres na arte da reinvenção, conseguem se desfazer e se reconstruir com uma habilidade única para novos desafios.

Em termos cervejeiros, não existe um estilo que represente mais a reinvenção do que as do tipo Gose. Estilo histórico alemão, associado à cidade de Leipzig, extinto em 1966 e reavivado na década de 80. É uma cerveja de trigo, leve, ácida, baixo amargor e muito carbonatada. Possui o acréscimo de sal e coentro, que lhe conferem sabores únicos.

O estilo Gose se reinventou mais recentemente com a adição de frutas em sua composição. É uma cerveja digna da (boa) memória histórica e do caráter de reinvenção dos escorpianos!

Sagitarianos, mundo afora, com uma NEIPA na mão

Aventureiros e extrovertidos, quem é de Sagitário sabe viver a vida intensamente. Bom humor, positividade e ótima comunicação também são bons descritores dos sagitarianos. Sua espontaneidade “good vibes” faz com que estejam sempre aptos a abrir uma cervejinha.

Sagitarianos e NEIPA’s são a tendência! Feitos um para o outro. Alta lupulagem, boa aceitação do público e popularidade. Difícil de imaginar que ambos não combinem perfeitamente para muitas aventuras cervejeiras.

Uma Bock para Capricornianos disciplinados

Capricornianos são dedicados e bastante disciplinados. A paciência é uma virtude que eles costumam dominar. Aceitam os desígnios do destino resolutamente, o amor fati (aceitação integral da vida e do destino humano mesmo em seus aspectos mais cruéis e doloroso), estoicamente definido por Nietzsche, não lhe é estranho.

Simbolicamente, o bode é sua intersecção com o estilo proposto, Bock (para saber mais clique aqui). Em termos de estilo, as cervejas Bock também se adequam aos capricornianos, são de fermentação baixa (Lager), bem maltadas, e exibem uma elegância que denota maturidade, tanto quanto quem é do signo do bode.

Qualquer cerveja “diferentona” para um Aquariano

Aquarianos adoram ser diferentes, gostam de coisas inovadoras e criativas. Seu impulso por tendências heterodoxas leva ser diferente pelo simples fato de querer ser “o diferente”. Quanto mais diferente, inovador e fora da caixinha, melhor para quem é de Aquário.

Nessa toada, não vou sugerir um estilo, e sim, sugerir qualquer cerveja com adjuntos diferentes e pouco usuais. Quem sabe experimentar a cerveja Mud to Chaos? (Tradução de: “(Da) Lama ao Caos”, em clara referência à música homônima, da banda Nação Zumbi). Produzida pela Hey Ho Cervejaria, ela é uma cerveja ácida e salgada que leva em sua receita caranguejo, além de azeite de dendê, leite de coco, semente de coentro e outros temperos… cerveja e tira-gosto, tudo junto, de uma vez só!

Mais “diferentão” que isso, (quase) impossível.

A discrição Pisciana de uma Schwarzbier

Os que são do signo de Peixes costumam ser pessoas bem discretas e idealistas, um pouco sonhadoras, talvez. A expressividade artística dos piscianos também é outra preponderância destacável de sua personalidade. São pessoas doces e amáveis.

Para combinar com sua discrição e com seu perfil observador nato, recomenda-se uma Scharwzbier. Uma cerveja Lager, que sabe dosar bem elementos torrados do malte com um amargor moderado dos lúpulos nobres tedescos (florais e herbais). O seu corpo é leve, e sem aspereza, que fazem com que ela seja bem fácil de beber. Uma cerveja discreta, suave, mas marcante em seus aromas e sabores.

Saideira

Localize seu signo, veja se os planetas estão devidamente alinhados e abra sua cerveja! Concordou com o estilo descrito para cada estilo? Espero que sim! Estilos cervejeiros em suas características também são expressões de personalidade em certo sentido, tendo sempre um adequado para cada situação.

Claro que não sou nenhum João Bidu, muito menos um Walter Mercado (o famoso “liguedjá”), das análises astrológicas, o texto foi feito meramente para entreter e divertir. Aliás, pessoalmente, sequer acredito em astrologia e em nada semelhante.

Com seu cosmo elevado, é hora de degustar aquela cerveja no estilo que seu signo pede!

Recomendação musical para degustação

Não tem muito o que inventar na recomendação musical de hoje!

Para reunir todos os signos em uma só voz, vamos de Pegasus Fantasy, na interpretação do consagrado Edu Falaschi, ícone do metal nacional.

Saúde!

https://www.youtube.com/watch?v=S8srh5ENeIQ


CRÉDITO DA FOTO: Leo Feltran

Lauro Ericksen

Lauro Ericksen

Um cervejeiro fiel, opositor ferrenho de Mammon (מָמוֹן) - o "deus mercado" -, e que só gosta de beber cerveja boa, a preços justos, sempre fazendo análise sensorial do que degusta.
Ministro honorário do STC: Supremo Tribunal da Cerveja.
Doutor (com doutorado) pela UFRN, mas, que, para pagar as contas das cervejas, a divisão social do trabalho obriga a ser: Oficial de Justiça Avaliador Federal e Professor Universitário. Flamenguista por opção do coração (ou seja, campeão sempre!).

Sigam-me no Untappd (https://untappd.com/user/Ericksen) para mais avaliações cervejeiras sinceras, sem jabá (todavia, se for dado, eu só não bebo veneno).

A verdade doa a quem doer... E aí, doeu?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês