Somos canibais? Livro explica relação entre antropofagia, corpo e educação

Analwik Lima

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

“O livro se propõe a pensar a educação a partir de uma prática canibal simbólica, colocando o conhecimento no campo originário da experiência estética que une sabor e saber”
Iraquitan de Oliveira Caminha

Um livro sobre antropofagia, corpo e educação. É a proposta da obra ‘Somos Todos Canibais’, da professora e pesquisadora Analwik Lima. O livro tem lançamento agendado para às 19h deste sábado, no Mormaço, com acesso gratuito.

SOMOS TODOS CANIBAIS

Antropofagia, corpo e educação sensível de Analwik Lima, apresenta a antropofagia como uma noção teórico-experiencial, uma atitude do corpo que reabilita o sensível e desperta o mundo percebido. A argumentação ressalta a dimensão sensível do corpo e do conhecimento, considerando sua sensibilidade e motricidade, corpo que não se separa da natureza e da história, atuando no mundo como presença viva, originária, em movimento, supondo um sujeito que ao mesmo tempo em que constrói seus próprios sentidos, é dependente da experiência do outro no mundo, criando, recriando a cultura, ampliando o processo de conhecer, sentir, pensar, agir, ser, transformar-se. Essa atitude anuncia um conhecimento sensível e um corpo que é capaz de sensação, mas também de expressão, de comunicação, de criação, aspectos indispensáveis para se pensar a educação como um espaço sensível, de aprendizagem e ressignificação da cultura.

Analwik Lima

É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN-CE/PPGED/UFRN (2010 a 2013). É mestre em Educação também pelo CE/PPGED/UFRN (2006- 2008), especialista em Corpo e Cultura de Movimento (2004- 2005) e graduada em Educação Física- Licenciatura Plena, também pela UFRN (2000 a 2004). É professora do IFRN Natal- Campus Cidade Alta. É membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa ESTESIA- Corpo, Fenomenologia e Movimento e do Laboratório VER- Visibilidades do Corpo e da Cultura de Movimento. Seus estudos têm como foco a antropofagia, a produção em dança na cidade do Natal, em interfaces com o corpo, com a experiência vivida e com a educação sensível.

Serviço

Lançamento do livro SOMOS TODOS CANIBAIS: Antropofagia, corpo e educação sensível de Analwik Lima
Onde? Mormaço (Rua Historiador Tobias Monteiro, nº 2014, Lagoa Nova)
Quando? 07 de dezembro
Horário? 19h
Entrada? Gratuita

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês