‘Mulheres Tecendo Artes’ lançam segundo volume de antologia nesta quinta

Redação4 de fevereiro de 2020Agenda, Literatura, Image

A escritora Helena Monteira e o grupo Mulheres Tecendo Artes têm a honra de convidar todos ao lançamento da II Antologia das Escritoras Santo-Antonienses: Vivências & Inspirações, que será realizado nesta quinta-feira, das 16h às 20h, na Câmara Municipal dos Vereadores de Santo Antônio, localizada na Praça Getúlio Vargas, nº 308, no centro da cidade.

A obra é composta por nove escritoras e poetisas: Ana Berlin, Ana Lúcia dos Santos, Cristiane Duarte, Élida Raquel, Gabriela Maurício, Helena Monteiro, Laura Sofia, Liana Lemos e Lídia Cristina. Cada uma, apresentando características distintas, expressa suas emoções e afetos em memórias literárias, poemas, literatura de cordel, pensamentos, crônicas e contos, levando o leitor a embarcar numa inimaginável viagem introspectiva.

O Mulheres Tecendo Artes é um coletivo feminino que surgiu a partir da realização do documentário “Santo Antônio de Todas as Artes”, produzido em 2011, patrocinado pela Fundação José Augusto – FJA, Banco do Nordeste – BNB, Instituto Nordeste de Cidadania – INEC e o Ministério da Cultura – MINC. No contato com as comunidades rurais e na zona urbana, durante a execução de entrevistas, registraram-se depoimentos de mulheres que detinham escritos “engavetados” e, outros tantos, transformados em “diários”.

Acredita-se que, por razões “machistas” ainda vigentes em pleno século XXI, essas mulheres não tinham a coragem de mostrar seus escritos, sendo muitas vezes vistas meramente como mulheres do lar, despidas de sensibilidade, afetos e desejos de expressar seus pensamentos e sonhos. Entretanto, ficou claro, durante as entrevistas, que as mulheres recorriam à arte, seja escrita ou oral, como válvula de escape e de integridade da saúde emocional.

Ao final do documentário, foi estabelecido contato com essas mulheres e proposta a junção desses escritos para publicá-los. Muitas delas aderiram à ideia, outras preferiram continuar no anonimato por receio do que a sociedade pensaria a respeito. É lamentável que, na sociedade atual, muitas mulheres ainda se mantenham reféns do “machismo”, limitando sua liberdade de expressão.

Com os escritos das mulheres que aderiram à publicação, foi possível realizar os sonhos destas, nascendo assim a I Antologia das Escritoras Santo-Antonienses: Um Salto Poético, lançada em 13 de dezembro de 2018. Esse acontecimento inspirou outras mulheres a aderirem a esse projeto surgindo, assim, o grupo de escritoras e poetisas que nomeamos como Mulheres Tecendo Artes. Esse grupo apresenta, agora, ao público, sua II Antologia, com o desejo de que a nova obra conquiste seu espaço, mais precisamente, o coração e a alma do leitor.

Segundo Josenildo Lemos, prefaciador, professor, pesquisador, licenciado em Filosofia e Ciências Sociais, mestre em Antropologia Social (UFRN) e prefaciador do Vivências e Inspirações, “esta obra inspiradora carrega em sua essência elementos de importância para a realização de mulheres que, como Mary Wollstonecraft, escritora inglesa do século XVIII, filósofa e defensora dos direitos das mulheres, fazem valer o pensamento e desejo da referida filósofa quando diz: “eu não desejo que as mulheres tenham poder sobre os homens; mas sobre si mesmas” (A Vindication of the Rights of Woman, 2017, 368p.).

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *