No dia 13 de agosto de 2025, quarta-feira, às 19h30, o Teatro Alberto Maranhão recebe, mais uma vez, o premiado espetáculo “Minas de Fé e Paixão”, em que a artista Lysia Condé presta homenagem à obra de Milton Nascimento.
O espetáculo recebeu o Prêmio Hangar de Música 2024, na categoria “Show do Ano”. Mas não se trata apenas de um show de músicas, mas de uma experiência sensorial, em que cenário, iluminação e estatueta foram pensados para criar uma atmosfera envolvente, conduzindo o público por cada história contada nas músicas.
O repertório do show foi escolhido a partir da relação afetiva da artista com canções que narram um pouco da sua própria história com Minas Gerais, seu lugar de nascimento. A direção artística e cenografia é de Neemias Damasceno, que propôs um roteiro dramatúrgico acrescido de elementos cênicos, resultando numa experiência que aguça os sentidos (sonoros e imagéticos) e a sensibilidade.
Um espetáculo emocionante, cheio de poesia, música e afeto! Para Lysia, fazer essa homenagem a Milton Nascimento sempre foi um desejo enquanto artista, pois suas músicas sempre fizeram parte de sua vida.
“Ao ouvir Milton, eu me transporto imediatamente às minhas memórias em Minas Gerais: as paisagens que percorro, os cheiros e sabores que experimentei, os afetos que construí… é impressionante como a música do Milton se conecta a uma gama de sentimentos e emoções que não são exclusividade da minha experiência, mas dizem respeito ao humano. Por isso, reverenciar a obra de Milton Nascimento é um dever como artista, pois trata-se de um legado, um patrimônio que necessita ser conhecido e transmitido entre.”
A banda que integra o espetáculo Minas de Fé e Paixão possui notável competência técnica e virtuosismo que impressiona: Eduardo Taufic (piano), Jow Ferreira (guitarra), Prima (baixo acústico) e Darlan Marley (bateria), conduzindo uma narrativa musical com rara sensibilidade e expressividade. Cada acorde, cada arranjo, é executado com precisão e alma, ampliando a potência emocional das canções que são interpretadas por Lysia Condé com entrega total, possibilitando ao público, através desse talento coletivo, uma experiência profundamente envolvente e inesquecível.
A artista conta que para essa nova apresentação no Teatro Alberto Maranhão preparou algumas surpresas e novidades que vão surpreender o público, tanto o que esteve presente no primeiro show, quanto quem está indo pela primeira vez.
A realização do espetáculo é possível graças ao apoio recebido diretamente de seu público através de uma campanha de financiamento coletivo que Lysia Condé lançou através da Benfeitoria, em junho deste ano, a qual obteve sucesso para realizar o show.
Lysia Condé – “MINAS DE FÉ E PAIXÃO”
Dia 13 de agosto, às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão (Classificação Livre)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/minas-de-fe-e-paixao
*Os ingressos já podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, em 3 lotes diferentes, com preços a partir de R$ 20,00 (no primeiro lote promocional)
FICHA TÉCNICA
Intérprete: Lysia Condé
Direção musical, guitarra e vocais: Jow Ferreira
Piano: Eduardo Taufic
Bateria: Darlan Marley
Contrabaixo acústico: Prima
Direção artística: Neemias Damasceno
Iluminação: Ronaldo Costa
Sonorização: Eduardo Pinheiro
Assessoria de imprensa: Sollar Comunicação (Luciana Oliveira)
Divulgação e Marketing Digital: Aka Club Midia (Amanda e Lucas)
Filmagem: Estúdios Megafone
Registro fotográfico: Laís Britto
Sobre Lysia Condé
A cantora Lysia Condé é natural de Rio Pomba (MG), mas radicada em Natal, RN, desde 2007, onde iniciou sua carreira artística no ano de 2010. Possui formação em Antropologia (Mestrado/UFF) e em Canto Popular (Técnico/EMUFRN).
Recebeu o prêmio de melhor intérprete no Festival SESI Música 2011, venceu 2 edições do Festival de Música Potiguar Brasileira, da FM Universitária (2013 e 2017). Em 2013 participou do projeto Parcerias Sinfônicas do SESC/RN, homenageando o poeta Vinícius de Moraes, junto da Orquestra Sinfônica da UFRN e dos cantores Alzeny Nelo, Hilkélia e Erick Von Sohsten.
Em 2014 gravou o primeiro CD independente “Lysia Condé”, o qual foi indicado para o Prêmio da Música Brasileira, como também gravou o CD “Elas de Minas”, com compositoras e intérpretes da cena musical mineira.
Estreou em outubro de 2015, ao lado de Camila Masiso e Dudu Galvão, o musical “CAMARIM: nos bastidores da música”, com apresentações em Natal e Fortaleza. No mesmo ano abriu o show da cantora Wanda Sá no projeto “Seis e Meia” e foi convidada do “Fest Bossa & Jazz”. Também estreou em Natal e posteriormente em Rio Pomba/MG o show “Memórias de um Brasil Caipira”, com a dupla Ramon&Rosado.
Em 2018 foi contemplado com o PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA, na cidade de São Paulo. Em 2019 estreou o musical “O Komboio do Sol”, com apresentações em Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Natal. No ano de 2022 estreou o show “Minas de Fé e Paixão” – Uma homenagem a Milton Nascimento e o musical “Aqui é o Meu Lugar”, na cidade do Natal, ambos espetáculos apresentados também em 2023.
No ano de 2024 recebeu o PRÊMIO HANGAR de Música, na categoria “SHOW DO ANO”, com o show “Minas de Fé e Paixão”. Em 2025 recebeu, em Brasília, o PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA, categoria “Cantora”, região Nordeste.
