Por que o socialismo deu errado? Livro de Robério Paulino responde

O socialismo do século XX foi uma realidade na União Soviética, consolidado a partir da década de 1930 e que entrou em colapso nos anos 1990. Mas, afinal, o que deu errado? Em tempos de globalização e neoliberalismo a reflexão sobre um regime que bebeu das fontes do marxismo, mas que, entretanto, teve características peculiares ao “stalinismo” – não confundir, porque são conceitos diferentes – dão a tônica do livro do professor Robério Paulino, Socialismo no Século XX – o que deu errado”, em terceira edição pelo Caravela Selo Cultural, que será lançado nessa sexta-feira, 4 de maio, na Cooperativa Cultural Universitária, no Centro de Convivência da UFRN, a partir das 11h.

Robério Paulino é economista graduado pela USP, onde também fez doutorado em História Econômica. É professor do Departamento de Políticas Públicas da UFRN e, além de profundo conhecedor do movimento socialista, é figura pública conhecida, posto que já disputou cargos eletivos, para Prefeitura de Natal e Governo do Estado.

No livro que faz um amplo passeio pelas questões sociais, econômicas e políticas tanto daquele país, quanto do entorno capitalista, ficamos sabendo, por exemplo, que a Perestroika, do presidente Gorbachev – uma espécie de programa de mudanças preventivas que pretendia reformar a economia da Rússia – acabou por desencadear o fim do socialismo real, gerando caos econômico, confusão política e enfraquecimento do Estado.

“O processo que levou ao colapso da URSS parece mais uma combinação de progressivas revoluções ou mobilizações democráticas – que em muito se assemelham às revoluções burguesas, já que suas bandeiras não diferem muito daquelas levantadas nas revoluções de 1789 e 1848 (…). Essa combinação, ao destruir o Estado burocrático consolidado até a década de 1930 e associado à economia nacionalizada, permitiu, no sentido marxista do termo, uma contrarrevolução econômica e na esfera das relações jurídicas de propriedade e o retorno da maioria dos países do antigo bloco soviético ao capitalismo, sob regimes de democracias capitalistas precárias, instáveis e com fortes traços de autoritarismo”, escreve ele em trecho do livro.

Paulino acredita que o observando e analisando o que deu errado, é possível se chegar a um socialismo do século XXI possível e sem os mesmos erros do passado. “Eu não digo que o socialismo deu errado. Eu faço um questionamento”, provoca ele.

SERVIÇO

O Socialismo do Século XX – O que deu errado?
Dia: 4 de maio
Hora: 11h
Local: Cooperativa Cultural Universitária
Preço: R$ 50

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *