A artista Lara Ovídio reúne em livro digital textos escritos por mulheres durante a pandemia do novo coronavírus.
A publicação digital “Fazia Calor e Usávamos Máscaras” será lançada nesta quinta-feira (17) e ficará disponível no site archive.org.
Organizado pela artista Lara Ovídio, o projeto reúne textos de 17 mulheres, produzidos durante a pandemia.
A ideia surgiu da percepção do potencial histórico e político existente nos diários pessoais. Quando a vida passa a acontecer dentro de casa, o registro do momento atual também se dá na esfera íntima.
Lara escreve diários desde 2014 e passou a dedicar muitas horas por dia a essa atividade desde o começo da quarentena. Os diários acolhem a rotina da casa, a vida que se passa na janela, a perda de controle dos dias, mas não só isso, também abordam a crise política e sanitária do país.
Quando o Brasil atingia os mais altos patamares de mortes e de casos de infecção por Covid-19, a artista convidou mulheres do Brasil e de outros países, com perfis diversos – artistas, escritoras, jornalistas, poetisas, mulheres que moravam sozinhas, em casas cheias, com e sem filhos – para lerem seus diários, textos e notas em uma live de Instagram. Escutar todas essas vozes juntas, motivou o projeto de publicação.
Perspectiva de gênero
“À medida que as mulheres foram lendo os textos, fomos percebendo que nossas existências eram semelhantes, em afazeres, sonhos e angústias. Os textos eram de uma força enorme. Traziam uma perspectiva de gênero para tudo que estávamos vivendo”, diz Lara.
Os 17 textos serão disponibilizados em português e espanhol na publicação digital “Fazia Calor e Usávamos Máscaras”, assinada pelas Ediciones Lobos Marinos de Un Solo Pelo (Brasil/México).
O arquivo estará disponível para download no site archive.org, que é uma biblioteca aberta e sem fins lucrativos.
Sobre Lara Ovídio
Artista, mulher, nordestina. Mestra em Artes Visuais pela UFRJ. Investiga o cotidiano como trincheira anticapitalista e as narrativas pessoais como possibilidade de reescrever a História oficial.
Trabalha com vídeo, fotografia, performance, instalação, texto e projeção. Em 2020, foi finalista do XI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e do 3º Prêmio Select de Arte e Educação.
É professora de fotografia e editora da Revista VAN no IFRJ, Campus Belford Roxo. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Ficha técnica:
Organização: Lara Ovídio
Tradução [Espanhol]: Lara Ovídio, Mariana do Vale e Sofia Bauchwitz
Revisão [Português]: Maria Vitória Canesin e Priscila Maia
Revisão [Espanhol]: Enero y Abril e Mykaela Plotkin
Projeto gráfico e diagramação: Enero y Abril
Textos: Andrea Pech, Edzita Sigoviva, Elisa Elsie, Enero y Abril, Maíra Valério, Maria de Cristo, Maria Vitória Canesin, Mariam Day, Mariana do Vale, Mariana Tesch, Mariana Tokarnia, Mykaela Plotkin, Lara Ovídio, Ludmilla Alves, Priscila Maia, Sofia Bauchwitz, Vanessa Ximenes.