Livro traz 17 textos de mulheres escritos durante pandemia

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

A artista Lara Ovídio reúne em livro digital textos escritos por mulheres durante a pandemia do novo coronavírus.

A publicação digital “Fazia Calor e Usávamos Máscaras” será lançada nesta quinta-feira (17) e ficará disponível no site archive.org.

Organizado pela artista Lara Ovídio, o projeto reúne textos de 17 mulheres, produzidos durante a pandemia.

A ideia surgiu da percepção do potencial histórico e político existente nos diários pessoais. Quando a vida passa a acontecer dentro de casa, o registro do momento atual também se dá na esfera íntima.

Lara escreve diários desde 2014 e passou a dedicar muitas horas por dia a essa atividade desde o começo da quarentena. Os diários acolhem a rotina da casa, a vida que se passa na janela, a perda de controle dos dias, mas não só isso, também abordam a crise política e sanitária do país.

Quando o Brasil atingia os mais altos patamares de mortes e de casos de infecção por Covid-19, a artista convidou mulheres do Brasil e de outros países, com perfis diversos – artistas, escritoras, jornalistas, poetisas, mulheres que moravam sozinhas, em casas cheias, com e sem filhos – para lerem seus diários, textos e notas em uma live de Instagram. Escutar todas essas vozes juntas, motivou o projeto de publicação.

Perspectiva de gênero

“À medida que as mulheres foram lendo os textos, fomos percebendo que nossas existências eram semelhantes, em afazeres, sonhos e angústias. Os textos eram de uma força enorme. Traziam uma perspectiva de gênero para tudo que estávamos vivendo”, diz Lara.

Os 17 textos serão disponibilizados em português e espanhol na publicação digital “Fazia Calor e Usávamos Máscaras”, assinada pelas Ediciones Lobos Marinos de Un Solo Pelo (Brasil/México).

O arquivo estará disponível para download no site archive.org, que é uma biblioteca aberta e sem fins lucrativos.

Sobre Lara Ovídio

Artista, mulher, nordestina. Mestra em Artes Visuais pela UFRJ. Investiga o cotidiano como trincheira anticapitalista e as narrativas pessoais como possibilidade de reescrever a História oficial.

Trabalha com vídeo, fotografia, performance, instalação, texto e projeção. Em 2020, foi finalista do XI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e do 3º Prêmio Select de Arte e Educação.

É professora de fotografia e editora da Revista VAN no IFRJ, Campus Belford Roxo. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Ficha técnica:

Organização: Lara Ovídio

Tradução [Espanhol]:  Lara Ovídio, Mariana do Vale e Sofia Bauchwitz

Revisão [Português]: Maria Vitória Canesin e Priscila Maia

Revisão [Espanhol]: Enero y Abril e Mykaela Plotkin

Projeto gráfico e diagramação: Enero y Abril

Textos: Andrea Pech, Edzita Sigoviva, Elisa Elsie, Enero y Abril, Maíra Valério, Maria de Cristo, Maria Vitória Canesin, Mariam Day, Mariana do Vale, Mariana Tesch, Mariana Tokarnia, Mykaela Plotkin, Lara Ovídio, Ludmilla Alves, Priscila Maia, Sofia Bauchwitz, Vanessa Ximenes.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês