rosa luxemburgo

Livro sobre a revolucionária Rosa Luxemburgo será lançado em Natal

Sérgio Vilar25 de março de 2019Agenda, Literatura, , Image

Um coletivo de produção artística e cultural com referências latino americanas chamado Guapo vai lançar em Natal um livro sobre uma das mulheres mais revolucionárias de seu tempo: Rosa Luxemburgo, dirigente marxista de origem polonesa. O lançamento acontecerá às 18h no IFRN Cidade Alta, nesta sexta-feira (29). O livro é escrito pelo seu camarada de partido e amigo Paul Fröhlich.

No lançamento haverá debate com a presença de Mari Castañeda, estudante de Ciências Sociais da UFRN e a Maíra Machado, professora e que foi candidata a Deputada Estadual por São Paulo pelo MRT em filiação democrática ao PSOL, ambas do Grupo de Mulheres Pão e Rosas, além dos pockets shows da Emily Frank e Jujux. Após o debate será realizada uma atividade cultural com artistas da cidade.

Rosa Luxemburgo

O livro retrata com profundidade não apenas a vida, mas o conteúdo de suas polêmicas travadas com grandes nomes de seu tempo, como Bernstein e Karl Kautsky. Sua vida revolucionária e os debates teóricos que travou são um legado para a retomada dos debates estratégicos do marxismo à luz do século XXI.

A Boitempo e Edições Iskra lançam essa biografia no Brasil com tradução de Nélio Schneider e Érica Ziegler, prólogo de Diana Assunção, posfácio de Isabel Loureiro e orelha de Michael Löwy. Esta obra é lançada nos cem anos do seu assassinato onde seus ideais ainda seguem vivos nesse centenário mundial desde sua execução pela socialdemocracia alemã, no ano de 1919.

O lançamento do livro é organizado pelo Esquerda Diário, o grupo de mulheres Pão e Rosas e o Coletivo Guapo, com apoio da APAF (Artistas Potiguares Anti-Fascismo), e fará parte da XVII Semana de Antropologia da UFRN “Demandas dos Movimentos Sociais à Antropologia”, como uma atividade espelho.

PROGRAMAÇÃO

– Apresentação do evento e discussão sobre a obra e a Rosa Luxemburgo
– Rodada de perguntas e respostas
– Coffee break
– Pocket show: -Emily Frank e Jujux

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *