Espetáculo inclusivo “Estrelas Especiais” estreia nesta segunda

Estrelas Especiais

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Cerca de 300 pessoas entre crianças e adultos sobem ao palco na próxima segunda-feira (10) para a estreia do espetáculo “Estrelas Especiais: O Circo Chegou”, mais uma etapa inserida no projeto “Arte que Inclui”.

A ação deu acesso ao longo de 2022 a conteúdos formativos na área de economia criativa e arte à população com deficiência (PcD) e pessoas vulneráveis de Mossoró.

Serão duas apresentações no Teatro Lauro Monte Filho, a primeira às 9h e a segunda às 15h. A entrada é gratuita, os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes da apresentação na bilheteria do Teatro.

Participam alunos da APAE, ADEFIM e das escolas estaduais Eliseu Viana, Francisco Antonio de Medeiros, João Paulo II e  Maria Estella Pinheiro.

Realizado pela Sociedade Amigos da Pinacoteca, o espetáculo tem texto de Diógenes da Cunha Lima, com adaptação de Iaperi Araújo. A direção fica por conta dos mossoroenses Liana e Adriano Duarte. O projeto é viabilizado através da Emenda Parlamentar do Deputado Federal Beto Rosado, do Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura.

A montagem teatral é o resultado do trabalho de inserção de PCDs e jovens em situação vulnerável a capacitação profissional e educativa por meio de oficinas de diversas áreas, desde maquiagem, grafite, figurino e fotografia. Este universo se ampliou com a participação das famílias.

“As mães dos assistidos pelo projeto participaram de oficinas de maquiagem e corte e costura, uma modalidade inserida dentro da oficina de estilistas (adereços e figurinos). Então o universo de formação é o mais diversificado possível”, comentou a diretora geral, Joriana Pontes. Ao todo 1200 pessoas foram impactadas ao longo dos meses.

“Enfim chegamos a essa etapa importante do Arte que Inclui, agora totalmente voltada para pessoas com deficiência. Foram muitas oficinas realizadas por grandes profissionais neste projeto inédito, fechando com este espetáculo que envolveu tantas pessoas. Essa primeira experiência com a população de Mossoró tem um retorno surpreendente”, comentou a diretora do espetáculo, Liana Duarte. Segundo a coordenadora, o elenco do espetáculo traz atores, atrizes e bailarinos atendidos pelas entidades que amparam pessoas com alguma deficiência física ou intelectual.

O ESPETÁCULO

Numa visão em que todos são capazes de fazer o que quiserem, nós trazemos no universo mágico e lúdico do circo, crianças que tem o sonho de serem artistas circenses, porém veem aquele sonho quase que inalcançável, uma vez que eles não se acham capazes de desempenhar tão sonhado papel. É aí que a magia acontece e eles se encontram com um dos artistas do circo que mostram a eles que ao contrário do que  pensam, todos somos capazes de sermos o que o nosso coração desejar, e que  aquele circo é diferente, e lá sonhos se realizam.

“Arte que Inclui” é uma ação formativa e artística para inclusão da população PcD e também jovens periféricos, comunidade rural de assentados, quilombolas e população LGBT+. A primeira edição contempla diversos cursos nas áreas de Economia Criativa e Tecnologias Sociais para 1200 pessoas.

Estreia do espetáculo Estrelas Especiais: O Circo Chegou

Dia 10 de outubro no Teatro Lauro Monte Filho

Sessões: 9h e 15h. A entrada é gratuita, os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes da apresentação na bilheteria do Teatro.

 

ACOMPANHE PELAS REDES E PELO PORTAL

www.projetoartequeinclui.com.br

Instagram: @sociedadeamigosdapinacoteca

Facebook: Sociedade Amigos da Pinacoteca

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês