josé-de-castro

José de Castro fala sobre ‘literatura para todas as idades’

O jornalista, escritor e poeta José de Castro é o oitavo autor a se apresentar no ciclo de videopalestras da 7ª Temporada da Caravana de Escritores Potiguares.

Com o tema ‘Literatura para Todas as Idades’, a intervenção de José de Castro será disponibilizada a partir desta segunda-feira, 22/03, às 19h00, tanto no canal do Projeto, no YouTube, quanto nas páginas do Facebook e do Instagram.

A adoção do isolamento social como estratégia de enfrentamento à pandemia da Covid-19 fez com que a Caravana adotasse um novo formato. Impossibilitados de visitar as escolas para dialogar diretamente com alunos e professores, os convidados do projeto estão gravando depoimentos sobre temáticas variadas, que vão das características dos gêneros literários aos processos de criação.

As videopalestras são postadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, e podem ser assistidas a qualquer tempo.

José de Castro

Mineiro-potiguar nascido em Resplendor-MG, José de Castro reside em Natal desde 1976. Jornalista, escritor, poeta e Mestre em Tecnologia da Educação, foi professor da UFRN e diretor da TV Universitária. Em 2015, recebeu o título honorífico de Cidadão Natalense.

Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN – SPVA/RN e membro correspondente da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil – ALACIB de Mariana-MG, José de Castro integra o conselho consultivo da União Brasileira de Escritores – UBE/RN, além de ser Cônsul da Poesia de Parnamirim-RN, nomeado pelo Movimento Poetas Del Mundo, e patrono de uma biblioteca na Escola Municipal Professora Jacira Medeiros, no mesmo município.

Na literatura infantil, José de Castro estreou em 2002 com o livro ‘A Marreca de Rebeca’, pela editora Paulus/SP. Tem 12 livros publicados, entre infantis, infantojuvenis e para adultos.

Kennedy e Miguelinho recebem doação

Com o propósito de ampliar a difusão da produção literária norte-rio-grandense, a Caravana de Escritores Potiguares doou cerca de 500 exemplares de livros de autores locais, reunindo mais de 200 títulos. As instituições beneficiadas foram o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy e o Instituto Padre Miguelinho.

O evento de entrega simbólica aconteceu na noite da última sexta-feira, 19, durante a realização de uma roda de conversa virtual sobre poesia, em que participaram escritores e professores.

Até 2019, a Caravana promovia a distribuição de livros em sorteios, realizados presencialmente, nas comunidades escolares. Nesta 7ª Temporada, com as mudanças impostas pela pandemia, optou-se por fazer doações a instituições de ensino.

 

SERVIÇO

O quê?

Caravana de Escritores Potiguares (Temporada 2020/21)

Videopalestra com o jornalista, escritor e poeta José de Castro

 

Onde?

Youtube: caravanadeescritorespotiguares ou https://www.youtube.com/channel/UClniHqRVdvjpinhpBwOohDQ

Facebook: @CaravanaDeEscritoresPotiguares

Instagram: @caravanadeescritoresrn

 

Quando?

A partir de segunda-feira, 22/03, às 19h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *