Gustavo Sobral e Juliana Bulhões, jornalistas, pesquisadores, ele escritor, ela professora, apresentam mais um trabalho conjunto. Se primeiro dedicaram-se a recolher e publicar memórias de jornalistas do Rio Grande do Norte (2018), agora resolveram reunir a produção diversa em artigos que saíram em periódicos, entre 2016 e 2019, estudos acerca da biografia dos jornalistas e do jornalismo em crônica.
Melhor título, não encontraram que “Jornalismo, Biografia e Crônica” (1 ed. Campina Grande: EDUEPB, 2023. 176 p.) e agora apresentam o conjunto desta produção em uma publicação caprichada da EDUEPB, com desenho de capa de Gustavo. O livro está disponível para download gratuito no site gustavosobral.com.br, seção livros.
Artigos presentes no livro:
– O uso de biografias e autobiografias de jornalistas na construção da história do jornalismo brasileiro;
– A biografia como fonte documental para pesquisas sobre história do jornalismo: impressões a partir de ‘Chatô, o rei do Brasil’;
– Rubem Braga, jornalista: o cronista repórter;
– Rachel de Queiroz, jornalista;
– A faceta jornalística de Rachel de Queiroz: perspectivas biográficas;
– Jornalismo e literatura: a crônica de Rachel de Queiroz;
– Zila Mamede, jornalista;
– Crônica: jornalismo autobiográfico nos jornais da cidade do Natal;
– Narrativas autobiográficas na crônica de Berilo Wanderley.
Sobre os autores
Gustavo Sobral, jornalista e escritor, mora e vive em Natal/RN. Autor e organizador de livros, ensaios e artigos, reúne tudo que publicou e publica no seu site pessoal, gustavosobral.com.br.
Juliana Bulhões, jornalista, radialista, vive em Natal/RN. Mestra em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Dedica-se à pesquisa e à docência. E-mail: julianabulhoes.ad@
Juntos, organizaram Memórias do Jornalismo no Rio Grande do Norte, livro digital publicado pela Caravela Cultural, em 2018 também está disponível para download gratuito em gustavosobral.com.br.