Orquestra Sinfônica do RN apresenta serenatas no concerto nesta quarta

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Com maestro Paulo Leniuson como convidado, a OSRN executa peças de Brahms, Elgar, Mozart no TAM; ingressos gratuitos podem ser retirados online ou na bilheteria

A Orquestra Sinfônica do RN (OSRN) segue a temporada de 2024 com o segundo concerto do ano na próxima quarta-feira (24), a partir das 19h30, no Teatro Alberto Maranhão. O programa elaborado pelo diretor artístico Linus Lerner, “Serenando com a OSRN”, terá regência do maestro Paulo Leniuson, diretor artístico da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, de Fortaleza.

O concerto reúne serenatas – composições vocais, instrumentais ou de ambos os elementos, dedicadas por seus compositores a presentear ou prestar homenagens. O programa da OSRN, além da Serenata No. 2 de Mozart, conta também com serenatas de compositores como Johannes Brahms, Edward Elgar, Alexander Glazunov, Emil Hartman, Cyrill Kistler, e Hugo Wolf.

“A palavra ‘serenata’ provém da língua italiana que por si deriva da palavra latina serenus (sereno). Em termos de composição musical, a serenata geralmente possui um caráter simples e melodioso para ser executada à noite ou também ao ar livre. Um ponto interessante na serenata de Brahms No. 2 – dedicada à sua esposa – Clara Schumann, é a omissão dos violinos que, segundo o compositor, cria uma sensação mais calorosa. Brahms depois a reescreveu numa versão para piano a quatro mãos, uma forma mais intimista de execução”, explica Linus Lerner.

Os ingressos são gratuitos e distribuídos em dois lotes. O primeiro será disponibilizado via link do Sympla, na terça-feira (23), a partir das 9h, com validade para até duas pessoas. Para garantir a presença no evento, o espectador deve trocar os vouchers digitais de reserva pelos ingressos no acesso do TAM entre 18h e 19h, horário limite em que perdem a validade. Já o segundo lote será distribuído por ordem de chegada para o público que já esteja aguardando na entrada do teatro uma hora antes do início do espetáculo.

Sobre o maestro Paulo Leniuson

Maestro titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, de Fortaleza, Paulo Leniuson é mestre em Práticas Interpretativas (violino) pela Universidade Federal da Paraíba (2015), especialista em Arte e Educação com ênfase em Música pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ) e graduado em Música com habilitação em Violino pela UFPB (1994).

Já atuou como músico violinista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Recife, spalla da Orquestra Ópera Brasil (Maranhão), dentre outras. Além disso, participou de diversos festivais de música na classe de regência dos maestros Hiroyuki Shimitzu e Nelson Niremberg. Atualmente é spalla da Orquestra Contemporânea Brasileira, e diretor artístico do Coral do Ministério Público do Ceará, além de assinar os arranjos de diversos espetáculos.

Sobre a OSRN

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é o maior e mais antigo corpo artístico em atuação no estado. A Temporada OSRN de 2024 tem realização do Governo do Estado do RN, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, com produção da Mapa Realizações Culturais.

Serviço – Segundo concerto da Temporada 2024 da Orquestra Sinfônica do RN

    • O que: Concerto  “Serenando com a OSRN”
    • Onde: Teatro Alberto Maranhão (TAM). Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira, Natal – RN.
    • Quando: Quarta-feira (24), às 19h30
    • Ingressos gratuitos. Reservas pela internet pelo Sympla, com troca dos vouchers na bilheteria do Teatro Alberto Maranhão no dia do espetáculo, entre 18h e 19h. Distribuição do segundo lote de ingressos no dia, 1 hora antes do espetáculo na Bilheteria do TAM.
  • Link do sympla: https://www.sympla.com.br/evento/concerto-osrn-abril-2024-serenando/2428784

Programa:

  • Serenata No.2, op.16, A Maior de Johannes Brahms
  • Serenata Lírica de Edward Elgar
  • Serenata No.2, op.11, F Maior de Alexander Glazunov
  • Serenata, op.43 de Emil Hartmann
  • Serenata, op.72  de Cyrill Kistler
  • Serenata No.2, K.101(250a), F Maior de Wolfgang Amadeus Mozart
  • Serenata Italiana de Hugo Wolf

CRÉDITO DA FOTO: Brunno Martins

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês