Criado para fortalecer o protagonismo feminino no setor cultural potiguar, o projeto Mais Mulheres na Cultura (MMNC) realiza sua terceira edição em 2025, reunindo ações de formação, trocas e fortalecimento de redes para mulheres que atuam ou desejam atuar na cultura. As inscrições para o evento foram prorrogadas e seguem até 23h59 desta terça-feira (27), através do link: https://encurtador.com.br/jgTX1.
A programação acontece de forma gratuita entre os dias 9 e 13 de junho, ocupando espaços como o IFRN – Campus Cidade Alta, Casa Vermelha e o Complexo Cultural RAMPA, em Natal (RN), onde será feita a cerimônia de encerramento com uma roda de conversa e show do Batuque de Mulheres e convidadas.
O projeto oferece seis oficinas formativas, todas exclusivas para mulheres, conduzidas por profissionais que são referência no cenário cultural do Rio Grande do Norte. Além de fomentar a qualificação profissional, o Mais Mulheres na Cultura reafirma seu compromisso com a valorização, visibilidade e construção de espaços seguros e potentes para a atuação feminina na cultura.
Idealizado e coordenado pelas produtoras culturais Carol Carvalho (Dale! Produções Culturais), Camila Pedrassoli (Guria Produtora) e Luci Braga(BaseB Cultural), o MMNC é viabilizado com recursos destinados pelo mandato da deputada federal Natália Bonavides, através do IFRN e FUNCERN, e conta com o apoio dos mandatos da vereadora Brisa Bracchi e da deputada estadual Isolda Dantas. A realização também envolve a participação de profissionais da cultura e estudantes dos cursos de Eventos, Produção Cultural, Lazer e Multimídia do IFRN.
Para Carol Carvalho, uma das coordenadoras do projeto, o MMNC vai além de um evento. “O Mais Mulheres na Cultura é mais do que um projeto, é um movimento de fortalecimento e reconhecimento das mulheres que atuam no setor cultural. Nosso objetivo é mapear, dar visibilidade e, principalmente, criar oportunidades de formação e desenvolvimento de habilidades específicas que são fundamentais para sua atuação nesse campo.”, afirma ela. “O projeto é um presente. Um projeto de capacitação para mulheres nas áreas técnicas da cultura, colocando a mão na massa, em uma troca com outras profissionais da área criando uma rede feminina competente”, pontua Camila Pedrassoli, que conduz uma das oficinas do projeto.
A importância de fortalecer a presença feminina nos bastidores e nos palcos também é destacada pela vereadora Brisa Bracchi. “Queremos fortalecer cada vez mais a presença das mulheres no meio cultural, seja na frente ou por trás dos palcos, garantindo oportunidades. Por isso a importância de apoiar e dar visibilidade ao Mais Mulheres na Cultura”, ressalta Brisa.
Responsável por garantir o financiamento da atual edição, a deputada federal Natália Bonavides destaca a importância das conexões criadas pelo evento. “Que honra é pra nosso mandato fazer parte do Mais Mulheres na Cultura! Destinamos emenda parlamentar de R$ 100 mil em apoio a esse projeto incrível que promove encontros, formação, debates e shows potentes. Estamos juntas das artistas potiguares que fortalecem a cultura e a economia do nosso estado com muita criatividade e ousadia!”, completou Bonavides.
Representando o IFRN, a professora Manuh Albuquerque, que também integra a equipe do projeto, reforça o papel formativo e mobilizador da iniciativa. “Esse é um momento grandioso, de multiplicação da rede de mulheres que fazem a cultura potiguar, por meio de uma formação prática de excelência. Fazer parte desse movimento é de uma alegria indescritível”, celebra.
Programação e oficinas:
- Entre Vozes, Corpo e Versos: Imersão Criativa: Iyalê e Pretta Soul
- Boas Práticas na Produção Cultural: Carol Carvalho e Nathalia Santana
- Comunicação e Cobertura Audiovisual para Eventos: Claudia Mariana e Taline Freitas
- Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Criativos: Alessandra Augusta e Renata Marques
- Como Interpretar e Elaborar um Rider Técnico: Camila Pedrassoli e Juliana Furtado
- Videoclipe: O Caminho das Pedras: Rita Machado e Larinha R. Dantas
- Evento de encerramento – Complexo Cultura Rampa – Dia 13 – 17h às 20h – Roda de conversa e show do Batuque de Mulheres e convidadas
Crédito da foto: Luana Tayze