Breve guia para comprar cervejas (locais e nacionais) no Chile

Beervana

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Cumprimentos, cervejeiros viajantes!

O texto de hoje é uma continuação do anterior, no qual, tracei o panorama sobre o porquê de se beber cerveja (ao invés de vinhos) no Chile. Dando continuidade ao mesmo tema, hoje vou aprofundar o panorama apresentado, tentando trazer uma espécie de “guia cervejeiro” para os pretensos turistas em terras do outro lado da cordilheira.

Eu achei que o texto seria menor (mas não ficou) e que contemplaria tanto locais onde comprar quanto locais onde beber cervejas no Chile, contudo, vou ter que deixar essa segunda parte para o texto da semana que vem.

Então, o texto de hoje tratará dos locais onde se é possível comprar ótimas cervejas a um preço bem razoável. Nesses locais, apenas há venda direta ao consumidor ou são sites de delivery, que a um custo médio de pedidos acima de 40.000 pesos chilenos (CLP) a entrega é feita gratuitamente. Ou seja, não há onde consumir as cervejas adquiridas, sendo o mais viável bebê-las no hotel ou trazer na mala para o Brasil.

No texto da semana que vem falarei dos locais onde se é possível beber boas cervejas em território chileno e sem pagar tão caro. Certamente que, se formos comparar os valores nesses locais com os citados previamente, eles são mais altos. Contudo, alguns rótulos só são encontrados à venda nesses bares, ou são cervejas engatadas em barris, que não estão disponíveis em garrafas ou latas.

Com essa divisão pretenderei, ao final dos dois textos, cobrir as duas necessidades básicas de todo o cervejeiro em terras estrangeiras, saber onde tem cerveja boa a um preço razoável.

Acredito que as dicas ajudarão bastante quem estiver com viagem marcada para o outro lado dos Andes, e poderá aproveitar bastante a boa rede de importação que há em Santiago e em Valparaíso, algo que faz nós, brasileiros, ficarmos com inveja.

Saúde!

Cask Chile

O Cask é um site especializado no que há de mais primoroso em termos de cervejas artesanais vendidas no Chile. Sejam elas nacionais ou importadas, principalmente essas últimas.

Com um arsenal cervejeiro fortíssimo, o site faz frente aos grandes sites de vendas de cervejas da Europa, contando com muitas cervejas belgas, alemãs, dinamarquesas e suecas em seu portfólio, além de muitos acessórios, como copos e taças.

Não é exagero dizer que esse é o melhor local para se comprar cervejas em toda a América Latina! Tanto em termos de diversidade de estilos e de cervejas, quanto em preços também! É incrível como tudo no Chile é tão caro, mas o Cask consegue vender cervejas importadas a um preço tão convidativo.

Em relação às cervejas chilenas do repositório do Cask, há de se dizer que elas se limitam basicamente ao que a cervejaria Granizo produz, ainda, mais, nem todos os rótulos se encontram disponíveis. Isso ocorre porque o Cask é, na verdade, de um dos sócios da Granizo, o Diego. Daí a unicidade de rótulos dessa cervejaria.

Inobstante, há uma infinidade de ótimas cervejas a um custo realmente interessante para que os viajantes cervejeiros possam adquirir bons exemplares (principalmente internacionais que nem chegam ao Brasil). Envios grátis em compras acima de 40.000 pesos (mais ou menos uns 220 reais, na cotação de hoje: 29/11/2023), é possível fazer retirada grátis no bar Quercus, localizado em Viña del Mar.

Para comprar no site é necessário o RUT (o equivalente ao nosso CPF), contudo, entrando em contato com eles pelo WhatsApp, um número de RUT é fornecido para que a compra possa ser efetuada, mesmo você sendo estrangeiro.

Coastal Hops

Mais um site de venda direta cervejeira com opção de envio grátis. Seu portfólio é mais centrado em cervejas americanas, contando com uma ampla gama de opções, como Smog City, Sierra Nevada, Green Flash, e a cereja do bolo: Other Half. Apesar de ter estilos variados, não é difícil notar que há uma prevalência de cervejas de estilo IPA no cardápio de opções, uma boa pedida para os HopHeads.

O grande diferencial da Coastal Hops para o Cask, além do enfoque nos estilos, é uma maior regularidade e prevalência de promoções. No geral, os preços do Cask são melhores, contudo, caso a cerveja esteja em pré-venda ou com a data de vencimento próxima, é bem possível que o preço esteja mais convidativo no Coastal Hops.

Apesar de ambos os sites não venderem as mesmas marcas de cervejas, é possível traçar esse paralelo de preços entre eles, para efeitos de comparação.

Igualmente, as entregas do Coastal Hops são grátis nos pedidos acima de 40.000 pesos chilenos. Eles não possuem nenhuma opção de cerveja chilena em seu repertório, tendo como enfoque principal a importação de cervejas americanas.

Beervana

O Beervana se auto intitula o “paraíso cervejeiro no Chile”! Certamente que se trata de um dolus bonus (ou um exagero de marketing desculpável), ainda que, seja indubitável que eles, de fato, possuem ótimas cervejas à venda.

Nas minhas idas anteriores ao Chile, em 2017 e 2018, o mercado era totalmente dominado pelo Beervana, de fato, não existiam muitas opções além desse local. Na época, a unidade localizada próxima ao metrô Los Leones era o point cervejeiro chileno, já que estava localizada ao lado da hamburgueria (e bar) chamada El Honesto Mike (do mesmo dono), e que hoje conta com mais duas unidades na cidade de Santiago (falarei mais desse local quando for escrever sobre “Onde beber cervejas artesanal em Santiago”)

Atualmente, o Beervana ainda conta com muitas opções de cerveja, tanto chilenas quanto importadas, uma vasta oferta de copos, taças e demais artigos cervejeiros, como bonés, camisas, abridores e muito mais coisas atreladas à cultura cervejeira. Contudo, em termos de preço e de qualidade das cervejas vendidas, esse local ficou um pouco ultrapassado pelo Cask.

Em termos de ofertas e de variedade de cervejas chilenas, o Beervana é o local mais indicado para se adquirir tais exemplares. Há uma infinidade de marcas e de estilos, de quase todo o Chile e não apenas da Região Metropolitana de Santiago ou de Valparaíso (que concentram a maior parte da produção). No Beervana é possível encontrar cervejas de outros locais do Chile, seu acervo de cervejarias locais é vasto, como, por exemplo: Spoh, Hasta Pronto, Tamango, Alameda, Jester, Bundor, Muster e Walung.

Diferentemente dos outros dois citados, o Beervana possui um site (no qual, às vezes, ocorrem algumas promoções exclusivas e funciona todos os dias da semana. Não precisa de RUT para comprar online) e também um local físico, onde se pode comprar diretamente, sem precisar esperar o envio ou a retirada. Embora eles também trabalhem com envios grátis em pedidos acima de 40.000 pesos chilenos.

Por causa desse diferencial de ter um local físico, o Beervana é o que possui maior praticidade nas compras, além do fato de estar localizado ao lado do El Honesto Mike, onde se pode degustar boas cervejas no tap (torneira).

Saideira

O guia cervejeiro de hoje não tem a mínima pretensão de ser exaustivo. Ele é mais um relato de experiências cervejeiras bem sucedidas que podem ser úteis a outros viajantes que se aventurem a beber cerveja no Chile.

Por causa disso, ouso dizer que os três locais citados no texto são os melhores, tanto em oferta quanto em valores. Contudo, pode ser que uma cerveja específica ou outra, principalmente se for local, poderá ser encontrada em outros pontos de venda.

Ademais, há de se dizer que existem alguns outros sites ou locais de venda, como, por exemplo, o Beer Square ou o Brotherwood, contudo, eu não os conheci ou não fiz pedidos, de modo que não sou capaz de indica-los, apenas sei da existência deles, e que em alguns deles é possível ter um leque maior de opções de cervejas chilenas.

Inobstante, creio que as opções citadas já são suficientes para suprir a necessidade da maioria dos cervejeiros viajantes a contento.

Recomendação Musical

Como recomendação musical da semana eu deixo o mais recente lançamento da maior banda de heavy metal brasileira (empatada com o Sepultura), o Angra.

Do seu álbum mais recente, lançado agora em novembro, destaca-se como a faixa mais interessante a feita em parceria com Lenine, grande astro da MPB, que abrilhanta com seus vocais a faixa: Vida Seca.

Saúde!

 

Lauro Ericksen

Lauro Ericksen

Um cervejeiro fiel, opositor ferrenho de Mammon (מָמוֹן) - o "deus mercado" -, e que só gosta de beber cerveja boa, a preços justos, sempre fazendo análise sensorial do que degusta.
Ministro honorário do STC: Supremo Tribunal da Cerveja.
Doutor (com doutorado) pela UFRN, mas, que, para pagar as contas das cervejas, a divisão social do trabalho obriga a ser: Oficial de Justiça Avaliador Federal e Professor Universitário. Flamenguista por opção do coração (ou seja, campeão sempre!).

Sigam-me no Untappd (https://untappd.com/user/Ericksen) para mais avaliações cervejeiras sinceras, sem jabá (todavia, se for dado, eu só não bebo veneno).

A verdade doa a quem doer... E aí, doeu?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês