Companhia potiguar Giradança lota apresentações na Alemanha

“Quando os brasileiros sobem ao palco, a peça se torna grotesca, mas também mais macia. O real, o corpo aparentemente inescapável é justaposto ao corpo utópico. “ Jornal Tagesspiegel – Berlim, Alemanha

A Companhia Giradança, que durante o ano de 2018 vem desenvolvendo um projeto que intitulou “outras formas”, tem buscado diversas maneiras para o seu fazer artístico continuar ecoando na cidade e fora dela. Com o patrocínio do Banco Itaú através do Governo Federal via Lei Rouanet vem realizando apresentações, debates, aulas abertas na cidade e agora começará sua circulação por outros lugares.

Em outubro o grupo inicia nova etapa do projeto, que consiste no início da circulação do espetáculo “die einen, die anderen” (alguns outros) pela cidade de São Luis (MA). Inserido na programação do Festival Conexão Dança, o espetáculo será apresentado nos dias 02 e 03 de outubro, às 17h e 20h (terça-feira), no Teatro Artur Azevedo e às 10h (quarta-feira) na Escola Maria José Aragão, que fica no bairro Cidade Operária.

O espetáculo “die einen, die anderen” é fruto de uma cooperação internacional da Companhia Giradança com a Companhia Toula Limnaios, grupo alemão a qual mantém contato desde 2014 quando participaram do Encontro de Dança Contemporânea realizado em Natal. A cooperação aconteceu primeiro em Natal, onde o grupo alemão permaneceu por 2 meses, e em seguida em Berlim, onde o grupo potiguar ficou também por 2 meses para finalizar a criação do novo espetáculo e fazer 12 apresentações no Halle TanzBuhne Berlim, com casa lotada em todas as apresentações.

No espetáculo “die einen, die anderen”, quatorze pessoas experimentam como o corpo pode ser utilizado não só como um produto social e econômico de ideais e normas, onde seu manuseio é considerado um produto ou imagens ideais e, portanto, uma maximização da eficiência. Mas, em sua singularidade e individualidade, aprecia a humanidade, paixão, leveza, poesia e amor.

Criado por Toula Limnaios, a obra será apresentada pela primeira vez em São Luis (MA) e tem no elenco Marconi Araújo, Joselma Soares, Álvaro Dantas, Jania Santos, Wilson Macário, Iego José e Thaise Glavão. A Companhia Giradança é atualmente dirigida por Alexandre Américo.

Gira Dança na Alemanha

Desde 2013 a Giradança vem criando e fortalecendo relação para tornar sua difusão mais forte na região nordeste, no país e fora dele. Foram diversas ações, conversas, ideias e projetos para que o grupo pudesse apresentar seus espetáculos e assim garantir sustentabilidade para suas ações contínuas no galpão alugado há mais de 10 anos na Ribeira.

Ainda em outubro o grupo apresentará o espetáculo “Die einen, die anderen”, parceria com Companhia Toula Limnaios, em Berlim e Bremerhaven, na Alemanha. Serão ao todo 10 apresentações, que acontecerão entre 17 e 28 em Berlim, e no dia 02 de novembro em Bremerhaven. A ida da companhia para Europa é devida o apoio do Departamento de Cultura do Senado na capital alemã, que já prevê uma nova circulação das duas companhias juntas por diversas cidades brasileiras no ano de 2019.

Laboratório de Criação em Dança

O Laboratório de Criação em Dança é um projeto que vem sendo desenvolvido pela Companhia Giradança há muitos anos, resume-se a oficinas de dança ministrada pelos seus integrantes em diversos festivais e eventos que participou pelo Brasil. Mas agora, também com o patrocínio do Banco Itaú através do Governo Federal via Lei Rouanet, a Companhia realizará um curso intensivo livre de dança na capital potiguar.

O LAB.gira trata‐se de um projeto de pesquisa que objetiva a compreensão dos princípios de movimento do corpo de bailarinos com ou sem experiência da cena artística voltado para jovens da rede pública de ensino, associações e pontos de cultura sediados na cidade do Natal (RN). Pretende‐se com esta ação ampliar o espaço de discussão da dança contemporânea implementando o gosto pela prática artística nos natalenses. O programa será desenvolvido de setembro a novembro e atenderá 20 pessoas. As aulas serão realizadas na sede da Giradança, consolidando o seu espaço de criação como pólo de desenvolvimento artístico na cidade.

As inscrições estão abertas, com aulas sendo retomadas no dia 01de outubro, de forma inteiramente gratuita e por ordem de envio. Para mais informações entrar em contato com o grupo pelo telefone (84) 3322.4900 – das 14h às 18h – ou pelo e-mail producao.giradanca@gmail.com .

Serviço

Giradança apresenta Die einen, die anderen em São Luis (MA)

Data: 02/10
Horário: 17h e 20h
Local: Teatro Artur Azevedo

Data: 03/10
Horário: 10h
Local: Escola Maria José Aragão

Giradança apresenta “die einen, die anderen” na Alemanha

Data: 17 a 21 e 25 a 28/10
Local: HalleTanzBuhne Berlin
Horário: 20:30h
Infos: https://halle-tanz-berlin.de

Data: 02/11
Local: Teatro Fischereihafen (Bremerhaven)
Horário: 20h
Infos: http://www.tif-bremerhaven.de

LAB.gira
Inscrições: clique AQUI.
Local: Espaço Cultural Gira Dança
Horário: 13 às 15h – seg a sexta.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *