Exposição aberta hoje no IFRN Cidade Alta revela a arte para além da terapia

Começa hoje e segue até 18 de dezembro a exposição ‘Universo Criativo: singularidades que nos unem’, na Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta. Os visitantes poderão apreciar nas telas que compõem a exposição, o universo belo e colorido produzido pelas crianças e adolescentes que participam das oficinas de artes visuais desenvolvidas pelo Centro de Reabilitação Infantil (CRI/RN). A abertura acontecerá hoje (4), às 16h, e durante o vernissage haverá apresentação do grupo artístico Incluir e Crescer (ver mais abaixo).

A curadoria é das artistas plásticas Sônia Jácome e Cláudia Montenegro, que também atua como psicóloga no Centro. A realização do evento é iniciativa das estudantes do curso de Produção Cultural, Anne Penha e Jaqueline Lima, que durante o primeiro semestre deste ano conheceram o trabalho realizado na instituição de saúde, resultando na elaboração do Projeto CRI/ATIVO.

A proposta é dar visibilidade as essas produções artísticas que normalmente não possuem notoriedade no circuito de exposições executadas na cidade do Natal.

Por meio das obras cada um dos artistas contribui com uma impressão singular, possibilitando ao público vislumbrar em cada pintura o mundo que os unem e transpassa as “paredes” da atividade terapêutica: a criatividade e a paixão pelas artes visuais. A ação cultural ainda conta com apoio do Instituto Federal e do CRI/RN.

O Centro de Reabilitação Infantil e Adulto, fundado no ano de 1990, é uma unidade de atenção habilitada como Centro Especializado em Reabilitação com competência para prestar assistência às crianças, adultos, idosos com múltiplas deficiências físicas e intelectuais, sendo permanentes e/ou intermitentes. Localizado na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1900 – Tirol, Natal/RN.

Sobre a oficina de artes visuais do CRI/RN

O CRI desenvolve atividades na área das artes visuais para crianças e adolescentes com deficiência. A ação, designada Oficina Criativa, começou com a artista plástica Sônia Jacome, no ano de 2004, que propôs ao diretor da época, Rilder Campos, a criação da oficina de artes. Como o público-alvo
eram crianças e adolescentes com deficiência física e/ou mental, se fez necessário a construção de um projeto que incluísse um técnico na reabilitação e dessa forma aconteceu a parceria com psicóloga do centro, Cláudia Montenegro.

No início, Sônia Jácome levou as crianças e adolescentes para pintar o muro voltado para a área interna de frente ao ginásio de fisioterapia. Logo após o projeto se estendeu para uma exposição aberta aos amigos dos profissionais do centro. A partir disso, o neurologista do Centro de Reabilitação de Adultos conheceu o projeto e se encantou com os trabalhos dos jovens; com a inauguração de sua clínica a Neurolife, nesse mesmo período, decidiu decorá-la com os quadros da exposição, onde realizou vernissage com direito a autógrafos e fotos com os artistas.

PROJETO INCLUIR E CRESCER

O projeto Incluir e Crescer será o responsável pela apresentação musical na vernissagem de hoje. O projeto é desenvolvido pelo IFRN Natal Central em parceria com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – APABB, atende pessoas, jovens e adultas, com deficiência intelectual, através de oficinas.

As Oficinas desenvolvidas neste projeto têm como fim um resultado tanto terapêutico como sócio-educativo. Na Oficina de Música o atendimento é realizado de forma grupal, desenvolvido através de uma banda de percussão e visa proporcionar melhoria nas capacidades de compreensão, concentração, memorização, coordenação motora, acuidade auditiva, através da estimulação do aprendizado sobre a música enquanto processo artístico-cultural, sobre os diferentes tipos de instrumentos musicais, os diferentes ritmos, compassos, notas, bem como outros conceitos que compõem o mundo musical.

A Banda de Música Incluir e Crescer é composta por pessoas com deficiência intelectual, mediadas pelos educadores da APABB e tem como regente o professor de música Marcelo Cordeiro, auxiliado por Antônio Marcos Paixão. Esse trabalho incide de forma direta sobre as famílias e indiretamente sobre a comunidade em geral, que passam a contar com cidadãos mais autônomos, mais saudáveis, mais capazes, mais descontraídos, mais confiantes em si mesmos, mais sociáveis e mais participativos dos processos de interações sociais.

Serviço

Quando: 04 a 18 dezembro 2018
Horário: segunda a sexta, 09h às 21h
Local: Galeria de Arte IFRN, Avenida Rio Branco, 743, Cidade Alta Natal/RN

Mais Informações

(84) 9.9988-6553 – Adriana Rodrigues (Assessoria)
(84) 9.8872-8052 – Diana Oliveira (Assessoria)
(84) 4005-0959 – Galeria de Arte IFRN

Páginas do Evento

E-mail – projetocriativo2018@gmail.com
Pagina do Facebook – https://www.facebook.com/Criativo
Instagram – https://instagram.com/projetocriativo2018

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *