Conjuntos habitacionais de Natal geram gentrificação? Livro lançado nesta sexta explica

A professora Sara Raquel de Medeiros, do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, lança nesta sexta-feira, dia 19, às 16h, no Hall de entrada do DPP – CCHLA-UFRN, o livro “Segregação e Gentrificação: Os conjuntos habitacionais em Natal”.

Este livro trata da produção pública do espaço residencial na cidade de Natal via política habitacional, e seu posterior aparelhamento promovido por investimentos públicos e privados.

Parte-se do pressuposto de que a produção dos conjuntos gerou uma acentuada segregação entre as regiões, os bairros e os conjuntos. Entende-se, por outro lado, que ao longo do tempo essas áreas passaram a ter uma maior concentração de investimentos e infraestruturas, tornando-as enobrecidas e valorizadas, constituindo-se, desta forma, um processo de gentrificação.

O estudo prevê uma caracterização histórica das políticas públicas urbanas em Natal, de forma a entender a cidade do presente e refletir sobre as práticas já vivenciadas.

A AUTORA

Sara Raquel possui graduação em Geografia (2002), mestrado em Ciências Sociais (2007) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2015), pela UFRN.

Foi bolsista PDSE/Capes no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2014).

É professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Líder do grupo de pesquisa sobre Cidades Contemporâneas e pesquisadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo Natal.

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *