Exposição traz máscaras lúdicas inspiradas na cultura nordestina

duda da boneca

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

A máscara é um dos ícones, se não for o maior, mais representativo do ano. A pandemia colocou esse instrumento da saúde como objeto de uso comum e necessário.

A máscara também será a estrela da exposição “As Caras e Os Caretas”, do artista Duda da Boneca, que será aberta no dia 5 de dezembro, no Centro Cultural Casa de Taipa, do Sagi, bem no centro da ameaça de uma segunda onda do vírus que ronda o Rio Grande do Norte.

As máscaras de Duda da Boneca, porém, diferente das que a população do mundo ostenta hoje em dia, são lúdicas e com forte sotaque nordestino.

Feitas de papel marché e a técnica da papietagem (colagem de papel sobre papel), com cores e elementos de nossa terra, esses objetos de arte remetem ao imaginário do povo do interior, do sertanejo e da cultura popular. Trazem signos e significados do Nordeste profundo, com seus demônios, exus, papangús, folias populares de carnaval e queixadas, elementos bem presentes em parte delas.

Duda da Boneca

Mas, não é por menos. O artista é um dos maiores incentivadores da arte do povo no litoral sul. Ele criou o Centro Cultural Barra de Cunhaú que, por 16 anos, tem sido palco do único e resistente Festival de Cultura Popular da região.

“É na cultura popular que milito e me alimento. As máscaras estão na minha vida desde que brincava de papangú nas ruas. Além disso, acredito que as máscaras mostram mais do que escondem. Por isso, essas minhas peças revelam todas as minhas faces, personificam meus pensamentos e gostos”, explica Duda.

As Caras e os Caretas

“As Caras e os Caretas” é também a primeira exposição de artes plásticas do Centro Cultural Casa de Taipa. Com um trabalho que já dura sete anos, esse ponto de cultura tem em seu calendário anual eventos como o Bloco da Cobra do Cabeludo, o Arraial do CCCT, o Forró do Candieiro, em homenagem a Luiz Gonzaga, e o Cine Casa de Taipa, com exibição de filmes ao ar livre todos os sábados.

A mostra de Duda da Boneca acontece de 5 a 19 de dezembro.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

2 Comments

  • Carlos Araujo

    Obrigado, amigo, pela força. O Centro Cultural Casa de Taipa agradece o espaço é o espera na vernissage da exposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *