Entre os dias 22 a 25 de fevereiro acontecerá o ciclo de diálogos “E eu não sou escritore?”, que debate sobre a literatura potiguar de autoria negra e indígena do Rio Grande do Norte. Será das 16h às 17h30, no canal do YouTube da escritore Rosy Nascimento e contará com tradução para libras.
O evento faz parte da pesquisa independente que Rosy desenvolve desde 2020, com objetivo de cartografar as autorias negra e indígena do estado, com o intuito de difundir suas escritas e valorizar suas produções, refletindo sobre os contextos de produção e distribuição de suas obras.
Para a idealizadore Rosy Nascimento a literatura negra e indígena muitas vezes é invisibilizada nas tradicionais correntes literárias e esse evento serve justamente para dar visibilidade para essas pessoas que sofrem apagamento.
“De modo a colaborar com a mudança de imaginário racista, misógino e classista que impera no Rio Grande do Norte sobre o letramento literário potiguar — imprescindível para a construção de uma identidade enquanto sujeites intelectuais — e valendo-me de um levantamento preliminar e longe de esgotar o assunto, apresento, nessa ação fruto de pesquisa independente, o diálogo com esses escritores”.
O processo da pesquisa será documentado em um e-book que será lançado em breve.
“E eu não sou escritore?” – Programação completa:
▪︎22/02 – Escrita para os mais novos com Dorinha Timóteo e Célia Melo.
▪︎23/02 – Literatura Potyguara com Karollen Potyguara e Guayumi Potiguara
▪︎24/02 – Escrita Ilê com Canniggia Carvalho e Gaby Varela
▪︎25/02 – Possibilidades do Mercado Editorial com Jeovânia Pinheiro e Jefferson Turibio
Serviço:
Ciclo de diálogos “E eu não sou escritore?”
22 a 25 de fevereiro – 16h às 17h30
Canal do Youtube de Rosy Nascimento
Dúvidas e mais informações:
ro*************@gm***.com
ou instagram (@verbofulo)
FOTO: Wallace Santos