rosy-nascimento-por-edinho-alves

UM POETA EM CADA ESQUINA: Rosy Nascimento, poeta da realidade

Sérgio Vilar9 de fevereiro de 2021Poesia, Image

Rosy Nascimento é mais uma artiste multifacetada escolhida para figurar no ‘Um Poeta Em Cada Esquina’. Um quinto episódio do projeto para falar de zines, literatura, a necessidade de preencher papéis em branco com inúmeros rabiscos e as dificuldades em trabalhar com audiovisual em um momento de tanta censura e muito mais.

Poeta, produtore, pesquisadore, cineasta, Rosy passeou pelas palavras com a desenvoltura de quem ultrapassou alguns limites impostos pela sociedade ainda racista para falar de racialidade neste podcast abaixo e também nos projetos cinematográficos que participou, a exemplo da Mostra Macambira.

Desenvoltura de quem é não apenas resistência, mas resiliência, é poesia pouco romanceada, é coragem, é densidade forjada pela sensibilidade e pelo preconceito, pelo “Desvio“, pelo desejo de falar, expressar, gritar. Mas antes do bate-papo, curtam um tiragosto de apenas 1’28” para sentirem a força e a fragilidade de Rosy Nascimento.

Video-poema

Podcast – Rosy Nascimento

“Um poeta em cada esquina” é um projeto de Gessyka Santos e Gonzaga Neto, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte. Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Veja mais em @umpoetaemcadaesquina


FOTO: Edinho Alves

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *