Cearenses usam linguagem de sinais em espetáculo gratuito em Natal

felizes para sempre

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Os bailarinos cearenses Clarissa Costa e Jhon Morais apresentam o espetáculo ‘Felizes Para Sempre’, em Natal, neste sábado (26), encerrando a agenda de circulação do trabalho pela região Nordeste.

O espetáculo lança mão de uma pesquisa que envolve dança e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público vai poder conferir de forma gratuita a apresentação que acontece no Espaço Gira Dança (Rua Frei Miguelinho, 100. Ribeira), às 19h. A classificação é livre.

“Felizes Para Sempre” ironiza os picos de euforia comuns no começo das paixões e brinca com a efemeridade do sentimento de amor que nos inícios sempre parece eterno.

O espetáculo, que estreou em 2016, é um leve e divertido melodrama com uma proposta cênica de dança integrada. No palco, os bailarinos vão construindo dramaturgia através de movimentos que alternam entre técnicas da dança de salão, referências do cinema mudo e gestos ou vocabulários da Língua Brasileira de Sinais.

Linguagem de Libras

Clarissa Costa, que está em cena e também assina a direção geral do trabalho, é graduada em Dança pela Universidade Federal do Ceará. Ela tem se dedicado há alguns anos a essa pesquisa, investigando possibilidades de criação coreográfica a partir da Libras, que foi, inclusive, tema do seu trabalho de conclusão de curso.

“O movimento já é inerente à Libras”, explica, “é uma língua que envolve expressividade do corpo todo, nosso desafio com os trabalhos é transformar isso em um movimento dançado”.

Tanto Clarissa quanto o parceiro de cena, Jhon Morais, adotaram Libras como sua segunda língua e vêm se aprofundando nos caminhos dessa relação entre a dança e a língua de sinais. Juntos, eles já têm dois trabalhos nessa estética, o mais recente é Verdeouvir (2018), que envolve bailarinos surdos e ouvintes e se propõe a desconstruir estereótipos sobre a surdez e a relação de pessoas surdas com a música.

Oficina

A agenda do projeto prevê realização de oficinas de improvisação e criação em dança nas cidades por onde o espetáculo tem passado. O circuito começou em Fortaleza, passou pelo Recife e encerra em Natal, onde a formação acontece na sexta-feira (25), das 14h às 16h, no Centro de Atendimento ao Surdo (CAS), que fica na Rua dos Paiatis, 2004, Quintas.

Usando a Língua Brasileira de Sinais como ferramenta inventiva de movimento e comunicação, os bailarinos propõem jogos que unem sinais próprios da Libras, posturas e máscaras de expressões nos mais diversos fluxos de movimento e proporções do espaço, trabalhando a força dos estados de presença e percepção através de toda a pele, olhos e movimentos.

Esta circulação do espetáculo conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio do XIX Edital de Incentivo às Artes na categoria Dança.

Serviço:

Espetáculo “Felizes Para Sempre” em Circulação
Etapa Natal

Data: quinta, 25. 14h
Centro de Atendimento ao Surdo (CAS)
Local: Rua dos Paiatis, 2004, Quintas.
Gratuito

Data: sábado, 26. 19h
Espaço Gira Dança
Local: Rua Frei Miguelinho, 100. Ribeira
Gratuito


FOTO: Luiz Alves
Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês