Nesta terça-feira (04 de julho), às 19h30, a Escola de Música da UFRN e a Secretaria de Relações Internacionais, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, realizarão um concerto sino-brasileiro no Auditório Onofre Lopes, com entrada franca, sem necessidade de retirar ingressos.
A convidada especial será a musicista Tong Zijuan, intérprete de pipa (琵琶), instrumento tradicional chinês de cordas com mais de dois mil anos de história. No mesmo dia, a professora Tong Zijuan também oferecerá uma demonstração e workshop aos alunos da Escola de Música da UFRN em dois instrumentos (pipa e guzheng), às 10h, no Mini-Auditório Oriano de Almeida.
O concerto também terá a participação de inúmeros grupos, como a Filarmônica UFRN, o Coral Infantojuvenil da UFRN, o UFRN Cellos, o Sexteto Potiguar e a Roda de Choro da UFRN, além de diversos professores, alunos e ex-alunos da Escola de Música da UFRN em várias formações.
“A ideia é fazermos um concerto muito variado e divertido, promovendo um diálogo entre várias obras chinesas e brasileiras”, afirma a professora Nan Qi, coordenadora do evento.
O concerto fará parte de uma reportagem que a CCTV (canal estatal de TV da China) estará realizando sobre a Escola de Música da UFRN e também é uma preparação para um evento previsto para 2024, ano em que Brasil e China comemorarão os 50 anos de estabelecimento de relações diplomáticas.