A Tuareg Kasa do Oriente, escola especializada em Dança do Ventre e Folclore Árabe, estará no Teatro Alberto Maranhão, neste domingo (30), às 18h30, apresentando o Espetáculo Laços em Nós: Uma Trança Cultural.
A Dança do Ventre possui vários estilos musicais e de dança de países diferentes que juntos formam uma grande trança cultural, trançada a várias mãos em diversidade. Neste espetáculo, a escola mostrará essas influências e misturas nas coreografias e nos figurinos que remetem aos países originários: Egito, Iraque, Região do Golfo, entre outros. O público verá de onde veio a influência e o resultado final é uma coreografia completa do estilo musical que resume tudo isso: Rotina Oriental.
A Rotina Oriental é um estilo musical que surgiu da criação de Mohamed A. Wahab para a bailarina Najwa Fouad na década de 1970 no Egito. É composto de um pout-pourri de estilos de danças diferentes que podem existir dentro do universo da Raks Sharqui (conhecida como Dança do Ventre) e Raks Shaabi (Danças populares e folclóricas).
Um pouco sobre a Tuareg Kasa do Oriente
A escola foi fundada em 1999 por Nuriel El Nur, bailarina desde 1994. Hoje conta com ela e Lara Vasconcelos como professoras, funcionando de segunda a sexta a partir das 15h30 até 20h e, aos sábados, das 9h às 18h.
As professoras de dança do ventre são afiliadas ao CREF/RN e têm padrão de qualidade Khan El Khalili. Lara é graduada em Educação Física, foi uma das finalistas do primeiro Belly Dance Factor, 1º lugar no Festival Shimmie Recife e 3º lugar no Festival Shimmie nacional, nas categorias solo profissional e solo folclore respectivamente. Nuriel possui o selo de honra Lulu Sabongi, foi a primeira da região nordeste a integrar o quadro de bailarinas “Noites do Harém” da Khan el Khalili, em 2006. Além de ter experiência internacional ministrando workshop e em shows.
Desde sua fundação, a Tuareg vem se destacando local e regionalmente pelo incentivo, estudo e trabalho dessa arte, representando o Rio Grande do Norte não só em eventos da região como também nos de importância nacional nesta área. Foi a primeira escola de dança no estilo em solo potiguar.
Produz um dos maiores eventos da região Norte-Nordeste, o Encontro Nordeste de Dança Oriental, ENEDO, que, em sua 12ª edição (2019), teve como convidado o egípcio Wael Mansour.
O contato direto com professores internacionais faz com que a escola se mantenha sempre atualizada com as técnicas, tendências e novidades do mundo Belly Dance. Também, na Tuareg, nasceram as marcas Lassant Atelier, de Mônica Santiago, e o Atelier Nuriel El Nur.
______________________
Espetáculo Laços em Nós: Uma Trança Cultural
Data: 30/11/2025
Horário: 18h30
Local: Teatro Alberto Maranhão
Vendas dos Ingressos no Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/lacos-em-nos-uma-tranca-cultural/3079629
