Dia da Fotografia será comemorado em Natal neste sábado no Mercado de Petrópolis

Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciou mundialmente a invenção do daguerreótipo, desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce, que havia criado a héliographie alguns anos antes, surgindo assim, o que chamamos hoje de fotografia, e nesta data celebramos mundialmente o seu dia.

E o mês da fotografia é celebrado em Natal, tradicionalmente, com diversas atividades. Este ano, o destaque da programação, que acontece no próximo dia 10 de agosto (sábado), no Mercado Cultural de Petrópolis, é a Feira daFOTO!, assim mesmo juntinho e com exclamação.

É o que o evento é promovido pelo Coletivo daFoto!, um grupo de fotógrafos e realizadores culturais de Natal, com o objetivo de promover feiras, mostras e outros eventos ligados à difusão da fotografia como arte e como expressão que se propõe democrático e plural em sua gestão e realizações.

À frente desta primeira ação do coletivo, a Feira daFOTO! estão: Henrique José, Meysa Medeiros e Alexandre Santos. A Feira é um evento gratuito, aberto ao público de todas as faixas etárias, com vasta programação cultural e fotográfica, que acontece no Mercado Cultural de Petrópolis, um belo espaço cultural da cidade com estacionamento e ambiente agradável, que dispõe de
sebos, galerias, antiquários, restaurantes, barbearia etc.

Programação da Feira daFOTO!:

Mercado Cultural de Petrópolis, Mezanino Espaço Abraham Palatinik – Natal

● 10h – Abertura da Feira para o Público;

● 9h30 – Gravação do Programa web Café com Foto – Estúdio do Mercado da Foto

Segunda edição do programa Café com Foto, com a presença ilustre de Fernando Pereira e Adrovando Claro, mediados pelo apresentador Henrique José: Em meados dos anos 90 Adrovando Claro, Fernando Pereira e Canindé Soares tinham um desejo em comum: propagar a fotografia local através de um meio de comunicação que fosse de fácil acesso a todos, nascia então o “Jornal O Foco”. Participe conosco deste bate papo bacana, regado a um bom Café. Gravação do Programa e transmissão ao Vivo pela Web. Clique AQUI para conferir.

● 14h as 16h – Oficina de Retratos com Celular com Meysa Medeiros – Estúdio do Mercado da Foto.

A oficina tem como foco estimular a criatividade dos alunos com acessórios caseiros, luz e composição, tudo isso para obter um bom retrato utilizando seu smartphone. Será ministrada pela fotógrafa Meysa Medeiros e com limite de 10 vagas. A inscrição custa R$ 20,00 reais. Para realizar sua inscrição, entre em contato: Instagram: @meysamedeiros Ou envie uma mensagem para o WhatsApp (84) 996877985.

● 15h as 17h – Oficina de Criação e Planejamento de Ensaio Autoral com Pedro Feitoza

A oficina tem duração de duas horas e visa orientar as/os participantes na elaboração de ensaio fotográfico autoral com foco em processos criativos e tópicos de planejamento. Será ministrada pelo fotógrafo Pedro Feitoza e com limite de 8 vagas. A inscrição custa 5 reais. Para realizar sua inscrição, acesse AQUI ou envie uma mensagem para o whatsapp (84) 998313663.

● 17h as 18h – Do Fotojornalismo à foto Contemporânea com João Maria Alves – Mezanino

A trajetória do fotógrafo João Maria Alves através de imagens jornalísticas e contemporâneas. João conhece bem este campo pois atuou como fotojornalista nos principais jornais de Natal onde desenvolveu seu olhar de repórter-fotográfico. Atualmente busca aprimorar sua linguagem artística contrapondo-se à fotografia tradicional. Em sua fotografia atual vemos menos pose, imagens menos forçadas, mais natural, mais expressiva e cores vibrantes. Todo este universo poderá ser conferido na palestra gratuita que será proferida pelo próprio autor.

● 18h as 20h – Minicurso de Fotografia Macro com Diogo Moreira – Mercado da Foto

O minicurso visa estimular a capacidade dos participantes para perceber detalhes e compreender as técnicas da macrofotografia para produção de fotografias de flores, insetos, plantas, detalhes e etc Destinado a pessoas que tenham no mínimo um conhecimento básico sobre fotografia. Para realizar sua inscrição, com 10 vagas, entre em contato Instagram: @diogokan ou envie mensagem para o whatsapp (84) 99960 9117.

● 19h – Encerramento da Feira;

Durante Toda a Feira:

● Projeto trees por Serge Noizat;
● Varal Fotográfico de Adrovando Claro;
● Projeção Fotográfica de vários fotógrafos – Telão durante toda a Feira – Mezanino;
● Amplo Estacionamento nos Fundos do Mercado Cultural de Petrópolis;

Relação dos Expositores da Feira: Henrique José e Meysa Medeiros – Mercado da Foto; Alexandre Santos e Erica Lima – Photo Artesania; Henrique Bezerra; Ricardo Morais – FotoPoesia; Max Pereira; Coletivo Mão de Lula; Damião Paz; Flávio Ruiz; Pedro Kaisar; Rachel Lúcio dentre outros…

Relação dos Fotógrafos da Projeção: Bruna Justos; Damião Paz; Jarlon Medeiros; Marcelo Biagiani; Pedro Vitorino; Marcelo Maux; João Evangelista; Cláudio Ferreira; Celia Anahin; Daniel Corcino; Mardone França; Victor Silva; António Alencar; Guilherme Bergamini dentre outros…


FOTO: Alexandre Santos

Já segue o instagram do Papo Cultura?

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *