Cellina Muniz volta à cena literária com livro de contos

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Depois de três anos, a escritora Cellina Muniz volta à cena literária com novo livro: Um Café Com a Musa e Outros Contos. São 18 histórias inéditas que ilustram, mais uma vez, a prosa afiada da autora e sua tentativa de flagrar o extraordinário em situações prosaicas e cotidianas.

O livro foi contemplado na Lei Paulo Gustavo via Prefeitura de Natal e será lançado dentro da programação do Ocupação Literária, na Pinacoteca do Estado, no sábado dia 27 de abril, às 16h.

Para a também escritora e ainda poeta Carmen Vasconcelos, “Em ciência ou literatura, dá gosto ler Cellina, porque sua prosa sabe se fazer íntima da vida. É a vida, ela mesma, que, sem precisar de rodeios nem floreios, mas sem prescindir de palavras precisas, exubera nesses contos. A vida que se leva e se eleva apesar – ou a partir – dos tantos jeitos que inventamos de tropeçarmos em nós mesmos”.

Segue um trecho do livro:

“Às vezes, eu me revoltava: claro que importava! Escrever por escrever, qualquer criatura alfabetizada poderia fazê-lo. Mas, na minha vã veleidade, eu não queria ser só mais uma criatura. Eu queria que minha escrita arfasse fofas nuvens em domingo de sol e soprasse o vento nas folhagens de coqueiros distantes, que beijasse o roxo da ameixa e sorvesse o amarelo do cajá, que sacudisse em choque o corpo em mergulho gelado de rio e escorresse em gotas quentes os nervos no calor cáustico do verão. Eu queria que minha escrita se sobressaísse na multidão, que desestabilizasse os espíritos, que atingisse o âmago das almas, que explicasse o universo e que..”

CELLINA MUNIZ

É escritora, estudiosa do Tarô e Doutora em Educação com Pós-Doutorado em Linguística. Vive em Natal desde 2010, onde atua como professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Como pesquisadora, investiga as práticas discursivas do humor e da cultura dos impressos.

Livros publicados: O livro de contos de Alice N. (contos, 2012); Na tal cidade do humor (ensaios, 2013); Uns contos ordinários (contos, 2014); Notícias da Jerimunlândia: a imprensa de humor em Natal na Belle Époque (tese de pós-doutorado, 2017); Contos do mundo delirante (contos, 2018); O Bombo – guerra e paz em Natal, 1945 (romance, 2019); Quase contos (contos, 2021); A pauta é humor (artigos, 2021); Eu, aprendiz de bruxa (ensaio, 2024).

 

 

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês