Casa da Ribeira atinge mais de 60% das vagas da Escola de Criação para minorias

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

A Casa da Ribeira, durante seu aniversário de 23 anos de fundação, comemorado em março deste ano, lançou o programa Casa + Negra Diversidade e também a sua Escola de Criação. Desde então, segue com ações na oferta de cursos gratuitos de formação nas áreas da escrita, musicalidade, dança, iniciação musical e audiovisual. Já foram realizados três cursos e a programação continua com garantia de acesso de 50% das vagas para a população negra/parda, pessoas LGBTQIAPN+ e estudantes da rede pública de ensino e egressos.

Mais de 50 educandos(as/es) inscritos nos cursos livres, sendo que, mais de 60% das inscrições nos três cursos já oferecidos, foram preenchidas pelos grupos prioritários, o que é um grande feito, visto que este é um dos propósitos da Escola dentro da Casa da Ribeira. “Um lugar de imprescindível função social, com poder transformador, político, formador de ideias e construtor de histórias”, fala da presidente da Casa, Alessandra Augusta. A Casa da Ribeira cumpre, assim, sua missão de democratizar o acesso às oportunidades educativas para o desenvolvimento humano através das artes de forma gratuita e continuada, possibilitando que mais pessoas possam participar ativamente de nossas atividades em cultura e educação.

Já foram ministrados os cursos, ‘Um Lugar de Partida – Dança Contemporânea e Processos Criativos’ com Ana Cláudia Viana; ‘Você Ainda Lembra?’ – Oficina de Escrita Poética com Thiago Medeiros e Iniciação à Percussão e Sonorização com Alessandro Saraiva e Nando Galdino. “Considero que iniciativas desta natureza são muito relevantes para a educação dos sentidos, para a formação de um público em dança contemporânea, para a consciência do corpo e para os processos de convivência através da arte”, comenta Ana Cláudia Viana, professora de um dos cursos realizados, ‘Um Lugar de Partida – Dança Contemporânea e Processos Criativos’.

Em 2024, a Escola de Criação vai promover sete cursos. Os próximos que serão realizados são: Narrativas Afirmativas no Audiovisual (com Di Gatti – 20h); O Moinho de Ideias (com Clotilde Tavares – 12h); Dramaturgias Clássicas e Documental (com Henrique Fontes – 44h) e, Ancestralidade como Potência (com Alessandra Augusta – 26h). As inscrições sempre são realizadas pelo Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/casadaribeira. Se você tem interesse, fique de olho nas datas de abertura das vagas, acompanhe a Casa no @casadaribeira nas redes sociais. São mais de 160 horas para o fomento à criatividade e o desenvolvimento humano através das artes para um grupo diversificado de 130 pessoas inscritas e, também, com a realização de aulões abertos.

A Escola é uma realização da Casa da Ribeira, Casa + Negra Diversidade e conta com patrocínio da vereadora Brisa Bracchi (emenda parlamentar), da Prefeitura do Natal, da Fundação Nacional de Artes e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Casa + Negra Diversidade

A Casa + Negra Diversidade é uma intenção contínua de ocupação da Casa da Ribeira, que amplia o olhar para a negritude e a comunidade LGBTQIAPN+. A ideia é ocupar o espaço com a diversidade, tornando-o um meio importante para que as pessoas sejam protagonistas das suas histórias, tenham visibilidade e acesso à educação e desenvolvimento humano e artístico.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *