Carta à Fernanda Protázio

Fernanda Protásio

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza

de seus sonhos.

 Eleanor Roosevelt

Natal, 13 de agosto de 2024.

Querida Fernanda, hoje é um dia especial e eu não poderia deixar de registrar meu amor e minha admiração por você. Mesmo distante, estou aqui na torcida e na certeza de que terás um dia inesquecível ao lado da tua família, dos teus amigos, professores e, especialmente, do teu namorado, o companheiro que é teu porto seguro nas horas incertas, a calmaria nas horas turbulentas. Devo dizer, também, que esta carta vai acompanhada de muito afeto (quero que você receba com ela o meu abraço apertado e o meu riso de alegria). Aliás, não só afeto, mas admiração, respeito e todos os bons sentimentos que embasam a nossa relação de tia e sobrinha, apesar da distância física que nos separa.

Meu desejo era estar presente na sua formatura, como você bem sabe, mas devido a algumas questões práticas, decidimos juntas que eu participaria somente do baile, o que também me deixa feliz por saber que estarei junto a você nesse momento de alegria e celebração. Além disso, será a oportunidade de rever meus irmãos, cunhadas, sobrinhos e festejar contigo a tão sonhada formatura em medicina pela Universidade Federal do Pará, uma das mais relevantes instituições de ensino superior da Região Norte e de toda a Amazônia. Sua colação de grau é motivo de orgulho para toda sua família, seus amigos, seus professores (desde a escola até a universidade). É fruto, também, de um esforço coletivo de sua família, que não mediu esforços para que você pudesse estudar.

Hoje é uma noite de festa, de celebração. Uma noite para agradecer o dom da sua vida, a sua saúde e a sua coragem de não desistir perante as dificuldades. Afinal, sabemos que não foi fácil encarar seis anos de graduação. Um período cheio de aprendizados, mas também de desafios de diversas ordens. E por falar em desafios, você faz parte de um momento histórico, pois, no meio de sua graduação em medicina, enfrentou a pandemia de Covid-19 e com ela o desafio de continuar estudando, fazendo estágio e, principalmente, fazendo o possível para que seus pais não fossem contaminados, especialmente sua mãe, por sofrer de hipertensão e fazer parte do grupo de risco. Tempos que parecem tão distantes, mas que deixaram marcas profundas em algumas famílias. Tempos sombrios que levaram dois dos seus amados tios por parte de mãe. Por isso, hoje também é momento de lembrar os que não estão mais aqui. Hoje também é dia de honrar a memória daqueles que estiveram com você ao longo dessa caminhada, mas partiram antes de sua tão sonhada formatura. Lembrar aqueles que fizeram parte da sua história, mas partiram antes de você receber o diploma de médica. Seus tios Francisca e João, que foram vítimas da Covid-19, e sua tia Rosa, que também encantou-se no mesmo ano. Sua avó materna, Terezinha, que nos deixou há quase um ano, também estaria feliz em celebrar contigo essa vitória e diria orgulhosa que sua neta Fernanda é médica. Como ela amava os netos e tinha orgulho de cada um deles! Que saudades daquele sorriso e daquele abraço caloroso! Impossível descrever o vazio que ela deixou em nossos corações. Vamos honrar sua memória praticando as lições que ela nos ensinou. Salve Dona Terezinha!

Ainda sobre a pandemia. Impossível falar desse período sem mencionar o governo negacionista que representava nosso país e que foi responsável por tantas atrocidades contra o nosso povo, que estava mergulhado num mar de fake news, de posicionamentos contrários à ciência, de atitudes antidemocráticas, preconceituosas, intolerantes, o que agravou a situação da pandemia no Brasil. Felizmente, a democracia venceu e ele não conseguiu derrubar o Estado Democrático de Direito, como pretendia, com a tentativa de golpe no de 8 de janeiro de 2023. Vale lembrar que, no Estado Democrático de Direito, as leis são criadas pelo povo e para o povo, respeitando-se, acima de tudo, a dignidade da pessoa humana. Salve a democracia! Salve a liberdade de expressão!

Voltemos a sua formatura. Sei que agora você vai partir para uma outra etapa de sua formação, a residência médica, e desejo que tudo dê certo nessa nova fase. Tenho uma leve impressão de que você atuará como geriatra. É só um palpite. Sua sensibilidade e seu humanismo me fazem lembrar uma médica/escritora que muito admiro, Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes, autora de obras como “A morte é um dia que vale a pena viver” (Sextante, 2019), “Histórias lindas de morrer” (Sextante, 2020), e uma das maiores referências em cuidados paliativos no Brasil. Uma médica que me lembra você porque é também sensível, gosta de escutar a história de seus pacientes, tanto que até já as transportou para um livro. A autora aborda o tema da morte, ainda um tabu em nossa sociedade, sob uma perspectiva diferente, pois, segundo ela, “o que deveria nos assustar não é a morte em sim, mas a possibilidade de chegarmos ao fim da vida sem aproveitá-la”. Assim como fez Drauzio Varella faz em “Por um fio” (Companhia das Letras, 2004), uma obra fundamental que nos mostra como a proximidade da morte pode revelar um outro sentido para a vida. Um livro comovente, profundo e necessário.

Quem sabe você não vem fazer residência no Nordeste. Bem, onde você estiver, irei lhe visitar, quando possível. Aliás, esses dias estava imaginando você fazendo residência em São Paulo e a gente batendo perna nos museus da cidade, nos parques, no centro, na Avenida Paulista (Casa das Rosas, Masp). Fiquei imaginando a gente tomando um café numa livraria da cidade e falando de música, literatura, cinema. Também imaginei a gente visitando o restaurante Cuscuz da Irina, que fica na Vila Madalena e é o maior sucesso em Sampa. Irina Cordeiro é uma somellière e chef de cozinha natalense que muito admiro. Ela participou do MasterChef Brasil, em 2017. Lembro dela ainda adolescente quando andava pelo Sebo Potiguar, no centro da cidade, na época em que eu trabalhava lá. Trabalhei algum tempo na loja de Sebastião Cavalcanti, meu irmão. Irina Cordeiro tornou-se uma grande empreendedora e uma mulher de fibra que está levando a cultura nordestina para o mundo. Recentemente, ela abriu mais um empreendimento, o Irina Restaurante, cuja proposta é oferecer aos clientes toda variedade da culinária brasileira, mostrando que não entende apenas de comida nordestina. Quem sabe não vamos ao Centro de Tradições Nordestinas! Quero muito conhecer esse espaço que reverencia as origens do povo nordestino. Um lugar que oferece experiências culturais relacionadas à memória do nosso amado Nordeste (gastronomia, música). Também espero poder levá-la para visitar nossos primos (da parte do meu pai, Luiz Gonzaga, seu avô paterno). Temos muita coisa para conversar quando eu chegar em Belém!

Desejo que esta noite seja memorável. Que ela seja o início de uma trajetória de sucesso. Mas também, e acima de tudo, de uma trajetória feliz. Que você exerça a medicina com ética, responsabilidade e compromisso social, mas principalmente com afeto e respeito aos seus pacientes e suas idiossincrasias. Que Deus ilumine seus caminhos nessa nova jornada e que você tenha equilíbrio e sabedoria para cumprir as novas etapas de sua carreira profissional/acadêmica (residência, concurso público). Você nos orgulha muito e merece conquistar o mundo. Parabéns pela formatura, Doutora Fernanda!

Por fim, quero dizer que estou contando as horas para minha viagem, para o seu baile de formatura e para desfrutar do roteiro cultural que vocês estão preparando com tanto carinho. Aliás, fiquei sabendo esses dias que o VII Encontro Nacional do Mulherio das Letras de 2024 será em Belém. Temos mais um motivo para bater perna por aí.

Até breve, querida.

Amo você!

Beijos

Andreia

Andreia Braz

Andreia Braz

Escritora e revisora de textos.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

  • EDILSON ALVES DE CARVALHO

    Eita que maravilha! Uma carta aberta cheia de amor e otimismo! Parabéns para sua sobrinha querida e para você que soube expressar tão bem esses lindos sentimentos! Aliás, como sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês